Imprimir

Imprimir Artigo

03/05/2022 - 09:07 | Atualizada: 03/05/2022 - 09:35

Gordura no fígado é fator de risco para o coração

Confirme uma nova declaração científica da American Heart Association publicada na revista da Associação Arteriosclerosis, Thrombosis, and Biologia Vascular, cerca de um em cada quatro adultos em todo o mundo tenha uma doença hepática que é  fator de risco para doenças cardíacas.

A condição, chamada doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA), ou Estetatose ocorre quando quantidades anormalmente elevadas de gordura são depositadas no fígado, às vezes resultando em inflamação e cicatrizes. A prevalência da DHGNA é uma estimativa, dados os desafios no diagnóstico da condição, detalhados no comunicado.

Essa doença tem que ser tratada precocemente porque é um fator de risco para danos hepáticos crônicos e doenças cardiovasculares.

Existem dois tipos de DHGNA: um quando apenas a gordura está presente no fígado (chamado fígado gorduroso não alcoólico) e o outro quando inflamação e cicatrizes também estão presentes (chamado esteato-hepatite não alcoólica ou NASH). A ingestão excessiva de álcool pode causar depósitos de gordura semelhantes e disfunção hepática, de modo que o termo NAFLD é usado para diferenciar entre doença causada pelo consumo excessivo de álcool versus doença sem álcool como causa subjacente.

A doença cardíaca é a principal causa de morte em pessoas com DHGNA. As doenças compartilham muitos dos mesmos fatores de risco, incluindo síndrome metabólica (açúcar no sangue e triglicerídeos elevados no sangue, aumento da gordura abdominal e pressão alta); Diabetes tipo 2; tolerância diminuída à glicose (pré-diabetes); e obesidade. No entanto, pessoas com DHGNA correm maior risco de doença cardíaca do que pessoas que têm os mesmos fatores de risco de doença cardíaca sem doença hepática.

Prevenção

A NAFLD é muitas vezes evitável mantendo um peso corporal saudável, exercitando-se regularmente, comendo uma dieta de alimentos saudáveis para o coração e gerenciando condições como diabetes tipo 2 e triglicerídeos elevados (um tipo de gordura) no sangue. Fatores genéticos também desempenham um papel em se uma pessoa desenvolve NAFLD e se leva a NASH, cirrose ou câncer de fígado.

Muitas vezes, enzimas hepáticas elevadas no sangue, um possível sinal de DHGNA, podem ser atribuídas erroneamente a um efeito colateral de medicamentos ou ao consumo recente de álcool. Além disso, a ausência de níveis elevados de enzimas hepáticas não exclui NAFLD ou NASH.

Pode-se dizer que a falta de conhecimento da alta prevalência de DHGNA contribui para o subdiagnóstico.

A DHGNA pode ser controlada por uma alimentação saudável, exercícios regulares e perda de peso ou evitar o ganho de peso.

As mudanças no estilo de vida são a pedra angular do tratamento para a DHGNA precoce. As recomendações dietéticas incluem reduzir a ingestão de gordura, limitar o consumo de açúcares simples e escolher mais vegetais ricos em fibras e grãos integrais. Uma dieta de estilo mediterrâneo é o único padrão alimentar específico recomendado por um consórcio de grupos profissionais para o tratamento de DHGNA e NASH. Evitar o álcool é incentivado, pois mesmo a ingestão leve de álcool pode agravar a DHGNA e interferir na capacidade de cura do fígado.

A consulta com um nutricionista pode ajudar as pessoas com DHGNA a planejar e manter uma dieta saudável e perder peso, se necessário.

Lembre-se: todos os fatores de risco para doenças cardíacas merecem atenção.

 
 Imprimir
Fale conosco via WhatsApp