informe o texto

Notícias | Agropecuária

ALTA DOS INSUMOS

Alta no custo dos insumos terá reflexo no preço da ração para animais nos próximos meses

A inflação sobre a comida para pets avançou 22,90% nos últimos 12 meses

G1

19/04/2022 - 09:40 | Atualizada em 19/04/2022 - 10:05

Proprietários de animais de estimação devem se preparar para alta do preço das 'rações' estimado para o início do segundo semestre. Com o aumento dos preços das principais matérias-primas utilizadas na fabricação destes alimentos, entre elas soja, milho e trigo, o preço deve ser reajustado nos próximos meses, aponta o Instituto Pet Brasil (IPB).

"A gente faz o possível para reduzir custos, mas tudo está aumentando, desde a embalagem até a matéria-prima. As empresas não têm o que fazer, a não ser subir os valores aos poucos", disse Nelo Marraccini, presidente do conselho consultivo do IPB, entidade ligada ao setor varejista.

O segmento lida com altos custos de insumos desde 2021. Este ano, os preços arrefeceram por conta da queda no número de casos da Covid-19, mas ainda continuam altos.

Os principais insumos utilizados para produção de ração animal são as proteínas de carne, peixe e frango, milho, trigo, soja, arroz e óleo. Já a quantidade utilizada varia de acordo com a qualidade do produto e o tipo de alimentação.

"Com o aumento de preços, o brasileiro que compra ração super premium tenta manter a qualidade por um tempo, mas quando não consegue, troca por uma ração mais barata. Quem tem um ou dois animais de estimação em casa, lida melhor com a inflação, o problema é quem tem mais, como ONGs", exemplificou.

Dados do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na sexta-feira (8) , apontam que a categoria "alimento para pets" avançou 0,42% em março. No acumulado em 12 meses, a variação foi de 22,90% — quase o dobro do índice geral de "alimentação e bebidas" para seres humanos, que avançou 11,62% no período.

Efeitos da guerra

A preocupação do setor também está em torno da guerra na Europa, uma vez que a Ucrânia é o 3° maior produtor mundial de milho e a Rússia é uma importante exportadora de fertilizantes para o Brasil, afirmou José Edson Galvão de França, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet).

"Em 2021, tivemos um aumento médio de 70% nos insumos e o setor repassou 27,3% da alta aos clientes. Apesar dos manejos, crescemos 32% em 2021. Para este ano, a previsão é 15% de expansão", calculou França.

Para Ariovaldo Zani, presidente da Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal, o aumento de preços das matéria-primas para produção de ração também sofre impacto da crise energética da China e da Índia. E além dos pets, a alta impacta a alimentação de bovinos, suínos e aves.

 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp