informe o texto

Notícias | Brasil

SUA SAÚDE

Consumo indiscriminado de chás emagrecedores pode causar danos à saúde

O excesso de chás diuréticos pioram a saúde renal, alertam os nutricionistas

Dialum

10/05/2022 - 09:20 | Atualizada em 10/05/2022 - 09:25

Os números do Ministério da Saúde mostram que há no país 57,25% da população com sobrepeso, de acordo com os últimos dados da pesquisa Vigitel. Esse levantamento foi feito em 2021, pelo Governo Federal, para identificar doenças e problemas crônicos na população brasileira.

Esse volume de quase seis brasileiros em cada dez com sintomas de sobrepeso, tem, também, trazido um outro lado. Está claro que há no país, uma constante preocupação com a obesidade e, com isso, há muitas pessoas, preocupadas em perder peso, no Brasil.

Isso tem gerado o crescimento das vendas de produtos relacionados a perda de peso, e uma corrida pelos chamados chás emagrecedores, que são vendidos, sem receitas ou prescrições, principalmente, na internet. No entanto, o consumo indiscriminado deste tipo de medicamento pode causar danos à saúde.

“É muito comum na busca pelo emagrecimento as pessoas recorrerem aos chás e produtos com promessas emagrecedoras; só que o corpo não funciona bem assim, o excesso de um chá diurético como, por exemplo, hibisco, cavalinha como outros também, está muito relacionado à piora da saúde renal. E uma piora consequentemente do metabolismo, causando uma possível desidratação e uma alteração na funcionalidade, principalmente, dos seus rins”, destaca o nutricionista do Sistema Hapvida, Igor Oliveira.

Ele ainda explica que é necessário que as pessoas observem a composição e as doses da bebida e jamais substituam o consumo de água pelo chá.

“É comum as pessoas exagerarem tendo consumo maior de chás do que de água, sendo que a água também tem uma capacidade diurética desde que nós tenhamos uma ingestão adequada de água”, disse.

Por último, o nutricionista do Hapvida recomenda a utilização dos chás, desde que eles sejam administrados com recomendação de médicos e ou nutricionistas, para evitar riscos e, consequentemente, problemas com a saúde, em razão do uso indiscriminado deste tipo de produto.

Sobre o Sistema Hapvida

O Hapvida é o maior sistema de saúde e planos odontológicos do Brasil em número de beneficiários, com mais de 15 milhões de clientes, de pessoas físicas a grandes empresas, em todo o país. Em 2022, após a combinação de negócios do Sistema Hapvida com o Grupo Notre Dame Intermédica, foi criada uma das maiores operadoras verticalizadas do mundo.

Fundada em 1979, a companhia possui mais de 66 mil funcionários e cerca de 60 mil prestadores médicos e dentistas. Com a missão de garantir o acesso à saúde de qualidade a um custo eficiente, a empresa conta com uma rede assistencial própria composta por 85 hospitais, 74 prontos atendimentos, 290 clínicas médicas e 260 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial. Em 2020, a companhia registrou receita líquida de R$ 8,6 bilhões. Mais informações, acesse: hapvida.com.br/ ri.hapvida.com.br.

 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp