informe o texto

Notícias | Polícia

ATUALIZADO

PRF atualiza informações sobre o acidente que deixou 8 mortos na BR-164, em Sorriso

O motorista do ônibus que saiu de Cuiabá para Sinop dormiu no volante

Robson Fraga

18/05/2022 - 16:29 | Atualizada em 18/05/2022 - 16:56

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Mato Grosso, atualizou nesta terça-feira (18), informações sobre o acidente envolvendo um ônibus da empresa Expresso Itamarati e uma carreta, na BR-163, em Sorriso, nesta segunda (17).

A princípio a informação era de 11 pessoas que estavam no ônibus, que partiu de Cuiabá rumo a Sinop, haviam morrido e dezenas ficado feridas. Hoje, o número de mortes foi atualizado para 8. Inicialmente havia sido relatado que 11 pessoas morreram. 

Foram identificados os corpos de Brenda Nunes Ronsoni, 24 anos; Pedro Henrique Rodrigues Leal Pinto, 21 anos; Maria Carneiro, 61 anos; Alfredo Lopes da Silva, 65 anos; Sidinei de Oliveira Cardoso, 48 anos, e seu filho C.A.F.O.C., 13 anos; Deborah Costa de Almeida, 21 anos e Clayton Aparecido da Silva, 37 anos.


O superintendente da PRF, Francisco Élcio Lima Lucena, disse que as investigações comprovam que o motorista do ônibus estava em uma jornada superior a 10h de trabalho. Por lei, cada veículo deve ter dois motoristas que se revezam a cada 6h. O trabalho excessivo teria levado o motorista a cochilar e invadir a pista contrária atingindo a carreta de grãos que vinha em sentido oposto. 

“O ônibus saiu meia-noite de Cuiabá, teve problemas em Lucas do Rio Verde, ficou parado quatro horas. E o motorista, após às 13h, se envolveu no acidente. Então, acreditamos que o motorista cochilou ao volante”, afirmou.

Também foi identificado, após a perícia preliminar, marcas de frenagem na estrada e que o motorista da carreta tentou desviar o veículo ao perceber que haveria uma colisão frontal. Por isso, a parte da cabine do motorista não foi atingida. Mas, o condutor não teve tempo de jogar todo o veículo para o lado em razão de seu comprimento. Por isso, o ônibus teve a lataria do lado esquerdo parcialmente arrancada. provavelmente, as pessoas que morreram viajavam nos bancos deste lado. 

“Não houve uma colisão frontal. Isso sugere que o condutor da carreta, vendo a possibilidade da colisão, tirou um pouco, mas não conseguiu livrar o restante, dado seu comprimento”, disse o preito Leandro Valendorf.

O acidente ainda é investigado tanto pela perícia da Politec quanto pela PRF do interior.

A empresa dona do veículo emitiu esta nota:

A Expresso Itamarati lamenta profundamente o acidente ocorrido em 17/05/2022 na BR-163, em Sorriso/MT.

Prepostos da empresa se deslocaram ao local imediatamente após o ocorrido para prestar assistência às vítimas e familiares, bem como para contribuir com as autoridades competentes para apuração das causas do acidente.

A Expresso Itamarati manifesta seu pesar aos familiares das vítimas fatais e se solidariza com todas as demais vítimas e seus familiares, renovando seu compromisso de garantir-lhes o devido apoio.

 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp