informe o texto

Notícias | Esportes

FUTEBOL

Indígenas xavantes participam de partida de futebol beneficente em Cuiabá

O evento, que está na quarta edição, arrecadará alimentos, roupas e brinquedos

Da Redação

05/08/2022 - 17:20

Indígenas xavantes participam de partida de futebol beneficente em Cuiabá

Foto: Instituto Ecoss

No dia 14 de agosto, às 8h, a comunidade Recanto do Sol, em Cuiabá, receberá os indígenas da etnia Xavante, da aldeia de Sangradouro, de Primavera do Leste, para a quarta edição do amistoso de futebol society beneficente.

Esse projeto social, organizado desde 2014 por José Conrado, morador da comunidade Recanto do Sol e colaborador do Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (Ecoss), busca promover a solidariedade com a arrecadação de alimentos para indígenas.

Neste ano, o evento vai homenagear o líder indígena Xavante Roque Teromnhi Eiwe e a esposa dele (Juliana) - vítimas da covid-19 em 2021 -, e o filho do casal Gilson, que faleceu por complicações da diabete no mesmo ano.

Conrado relembra com carinho da participação de Roque e de sua família nas atividades do Museu de História Natural de Mato Grosso e do envolvimento do indígena desde o primeiro jogo beneficente organizado pelo Instituto Ecoss.

“Foi por causa dele que a gente começou a fazer esses amistosos. Ele era nosso parceiro, nosso amigo. E [Roque] estava sempre disponível para fazer acontecer”, conta emocionado. Além dos alimentos, a organização espera receber doações de roupas e brinquedos para as crianças indígenas.

Elivelton Tsibupa, da etnia Xavante, artilheiro da segunda edição do jogo beneficente, explica que esse amistoso é muito aguardado pelos indígenas.

“Jogar futebol já se tornou um sonho entre as crianças indígenas. E o ambiente de integração com a comunidade não indígena é muito importante. Nós aprendemos com eles, e eles também aprendem com a gente”, disse Elivelton, que já chegou perto de atuar no esporte profissional, na equipe do Santos, em São Paulo.

No balanço das últimas três edições do jogo beneficente, a solidariedade venceu. Nesse ano, a organização espera continuar com o legado do líder indígena Roque Xavante, que era movido pelo companheirismo e união.

Antes da partida, às 8h, os indígenas farão uma pajelança, ritual de homenagem ao Roque e sua família. O jogo terá início às 10h e é aberto a toda comunidade.

Serviço

Society beneficente entre Comunidade Recanto do Sol (Cuiabá-MT) e Indígenas da etnia Xavantes, da aldeia de Sangradouro (Primavera do Leste-MT)

Data: 14 de agosto

Horários: Das 8h às 10h (Pajelança) e das 10h às 11h (Amistoso)

Local: Rua Peru, Quadra 3, Lote 1 – Bairro Recanto do Sol (ponto de referência: atrás do Centro de Treinamento do Cuiabá)

Público: Aberto a todos

Entrada: 1kg de alimento não perecível, exceto sal.

Pontos de coleta de donativos: Museu de História Natural de Mato Grosso (MHNMT) e no local da partida.
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp