informe o texto

Notícias | Variedades

CINEMA

Espaço Aldeia Velha, na Chapada, exibe o filme “Fé de Francisca”

A obra homenageia a benzedeira Francisca Correa da Costa, de 108 anos

Da Redação

18/01/2022 - 14:13

Tá chegando a hora. Na próxima quinta-feira (20), o espaço Aldeia Velha, em Chapada dos Guimarães (a 60 km de Cuiabá), fará a primeria exibição do filme “Fé de Francisca”. O média-metragem dirigido pelo fotógrafo-documentarista e produtor audiovisual Henrique Santian, e homenageia a benzedeira Francisca Correa da Costa, de 108 anos.

Santian explica que a obra é um híbrido entre documentário e videoarte que retrata os saberes tradicionais de Francisca.

"Ela nos convida, em sua fala mansa, para um mergulho no mundo deste universo encantado. A cura pela fé, o poder das plantas medicinais e suas memórias afetivas nos permitem perspectivas sensoriais, que são narradas artisticamente por personagens que afloram sua ancestralidade, produzido com vários artistas performers e contendo o altar de Francisca como instalação artística", relata o produtor.

Bastidores

Há sete anos, Santian documenta a vida de Francisca em fotos, vídeos e áudios. Em 2021, o filme foi selecionado com o projeto transmídia "A Fé de Francisca" pelo edital "Conexão Mestre da Cultura", realizado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).


Francisca

Francisca Correa da Costa, 108 anos, nasceu na zona rural de Chapada dos Guimarães, Mato Grosso. Mãe de 12 filhos, parteira desde os seus 10 anos de idade, também é conhecida por seu 'trabalho de cura' pela fé e pelas plantas do cerrado. 


Exibição

O filme será apresentado apenas  em sessões presenciais. Acompanhe o cronograma de lançamento das próximas exibições pelo site da produção.
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp