informe o texto

Notícias | Geral

SEM VAGAS

Prefeitura de Cuiabá emite nota para explicar superlotação de UTIs covid

A demanda de outros municípios foi novamente colocada como a vilã do caos

Da Redação

20/01/2022 - 00:23 | Atualizada em 20/01/2022 - 10:26

A alta demanda por leitos de Unidades de Terapia Intensiva voltados ao tratamento da covid-19, levou a prefeitura de Cuiabá a usar 'leitos gerais' para atender a demanda. Já faltam vagas.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a lotação tem sido comum e também acelerada por pacientes que vem de outras cidades.

Ao todo, o município tem 144 leitos para uso geral nos hospitais Geral, de Câncer,Santa Helena, Universitário Júlio Muller e HMC. Algumas dessas unidades também atendem especialidades coronarianas, oncologia, pediatria e neonatal.


A prefeitura informou que trabalha para a abertura de 30 novos leitos de UTIs no Hospital São Benedito. Por meio de nota, disse que atende demanda maior de pacientes vindos de outras cidades.

Nota  da Prefeitura

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que dispõe de 144 leitos de UTI geral pactuados nas seguintes unidades de alta complexidade: Hospital Geral, Hospital de Câncer, Hospital Santa Helena, Hospital Universitário Júlio Muller e HMC.

Parte desses leitos são voltados para algumas especialidades, como coronariana, câncer, pediatria e neonatal. Vale destacar ainda que o HMC é referência para neurologia e ortopedia.

Nesta quarta-feira (19), todos os leitos encontram-se ocupados, reflexo do que a literatura chama de “sindemia”, ou seja, refletem o cenário de aumento da demanda não só da covid-19, mas também de outras patologias, que, devido às restrições no atendimento de saúde adotadas como forma de evitar o contágio pelo coronavírus ou que deixaram de procurar o serviço pelo receio de contaminação, tiveram suas condições de saúde agravadas, vindo a pressionar o sistema de saúde.

Em resposta à tal situação, a Secretaria Municipal de Saúde informa que tem preparado a reabertura de mais 30 leitos de UTI geral no Hospital São Benedito, o que deve ocorrer nos próximos dias.

Vale destacar que o Município de Cuiabá é referência para todo o estado e oferece assistência em alta complexidade não só para seus munícipes, mas pacientes oriundos de todas as regiões de Mato Grosso.

A gestão da SMS também tem cobrado junto ao Estado a abertura de novos leitos nos Hospitais Regionais, já que tal medida garantiria uma melhor assistências aos usuários do SUS e desafogaria o sistema de saúde municipal."

 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp