informe o texto

Notícias | Agropecuária

CIÊNCIA

Laboratório do Indea é o grande aliado dos pecuaristas de MT no combate a doenças do gado

Sementes doentes impactam diretamente na qualidade das pastagens e na produtividade

Débora Siqueira | Assessoria | Indea

26/11/2022 - 18:37

 

O Laboratório de Sanidade Vegetal do Indea é um aliado importante no combate às doenças que atingem plantações de soja, algodão e milho. A análise clínica das forrageiras é uma das aliadas da pecuária na formação de pastagem usada como fonte de alimento do gado.

De janeiro até 19 de novembro, o laboratório analisou 772 amostras de sementes com resposta em uma semana desde a entrega do material.

A análise oficial das sementes utilizadas nas culturas são enviadas pelos servidores do Indea, durante a fiscalização de rotina, para o laboratório, que fica em Cuiabá.

Uma semente “doente” pode representar um impacto econômico grande ao setor produtivo. Menos produtividade representa um desempenho menor por hectare e impacto financeiro, por consequência.

Além das sementes, as folhas de soja também são enviadas para análise no caso de ferrugem asiática, a principal doença que atinge a soja, principal cultura de Mato Grosso.

Quase todos os dias, amostras enviadas por todas as unidades do Indea em Mato Grosso chegam ao local. Depois de entregues, são levadas para a câmara fria, seguem para montagem, posteriormente para a sala de incubação onde ficam por sete dias. Na sequência é realizada a leitura e por fim a emissão do boletim com resultado da análise.

“É um trabalho fundamental para o Estado. São doenças que podem causar prejuízos econômicos porque a produtividade reduz. Quanto melhor a qualidade sanitária da semente também evita o custo com fungicidas e agrotóxicos pelo produtor”, explicou a engenheira agrônoma Silvânia Ferreira de Almeida, responsável técnica pelo laboratório.

 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp