informe o texto

Notícias | Política

DEBATE

​Audiência pública debate situação da Saúde Indígena em MT

Debate será na terça-feira (8) na Assembleia Legislativa

Da redação

07/08/2023 - 15:58

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa realiza, na terça-feira (8), a partir das 9h, audiência pública para discutir a situação da Saúde Indígena em Mato Grosso. A audiência deve ter participação de lideranças de povos indígenas, profissionais da saúde indígena e gestores. O presidente da Comissão de Saúde, o deputado estadual Lúdio Cabral (PT), é médico sanitarista e já trabalhou na Saúde Indígena em aldeias em Mato Grosso.

O secretário Nacional de Saúde Indígena, Ricardo Weibe Nascimento Costa, deve participar de forma remota. Estão previstas também a presença da presidenta da Federação dos Povos e Organizações Indígenas de Mato Grosso (Fepoimt), Eliane Xunakalo, e dos coordenadores do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) de Cuiabá, Aldi Gomes; DSEI Araguaia, Labé Kàlàriki Idjawaru Karajá; DSEI Xavante, Bruno Tserebutuwe Tserenhimi'rãmi; DSEI Xingu, Wulkai Suia; e DSEI Kaiapó, Paimu Muapep Trumai Txucarramae.

Na audiência serão apresentadas condições de estrutura e levantamentos com dados epidemiológicos, indicadores de mortalidade infantil e de diversas doenças, que mostram a situação de saúde dos indígenas atendidos por cada um dos cinco DSEIs de Mato Grosso, que estão distribuídos em diferentes regiões, de modo a dar assistência aos 43 povos originários que habitam o Estado.

Povos originários de MT

Em 13 de abril, Lúdio Cabral realizou audiência pública sobre os Direitos dos Povos Originários, durante o 1º Acampamento Terra Livre Mato Grosso, na praça do Monumento Ulisses Guimarães, em Cuiabá. O debate teve a presença de líderes de povos indígenas de todo o Estado, entre eles, o cacique Raoni Metuktire. No dia 10 de abril, o deputado realizou debate sobre a Educação Escolar Indígena, com convocação do secretário de Estado de Educação.

Serviço

Audiência pública: Situação da Saúde Indígena em Mato Grosso
Data: 8/8/23 (terça-feira)
Horário: 9 horas
Local: Sala de Comissões ALMT

Assista aqui
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp