informe o texto

Notícias | Geral

​SALVAR O AMANHÃ

Projeto leva educação financeira às escolas públicas

Os estudantes empreendedores terão projetos financiados

Assessoria

13/10/2023 - 10:30 | Atualizada em 13/10/2023 - 12:59

Motivado por seus pais, professores e orientadores, o jovem João Victor Slapak, de 19 anos, idealizou e lançou um projeto para levar educação financeira a estudantes de escolas públicas em Mato Grosso.

O objetivo inicial era desenvolver uma atividade extracurricular, mas o projeto ganhou corpo, apoio e patrocínio e se transformou  na ONG “Salvar o Amanhã”. Com apenas dois meses no ar, a organização já atende a 107 jovens.

O “Salvar o Amanhã” está disponível na internet, onde os interessados têm acesso ao conteúdo totalmente preparado por professores e outros profissionais gabaritados. Ao todo, o conteúdo tem 37 videoaulas, que estão divididas em nove módulos.

Além do conteúdo em vídeo, os alunos ainda têm acesso a materiais relacionados às aulas disponíveis para download, para poder se aprofundar conforme sua disponibilidade. O portal também conta com quizzes para testar o conhecimento do aluno.

“Esses questionários são importantes não só para testar o aprendizado. Mais que isso, ele permite ao estudante que identifique aqueles temas que precisam de mais atenção. O nosso objetivo é fornecer as ferramentas certas e complementares, para transformar a realidade desses jovens”, explica João.

Embora seja fundamental para uma vida estável, poucos brasileiros têm conhecimento sobre educação financeira. Segundo a Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio (PNAD) de 2019, apenas 32,6% dos brasileiros com mais de 15 anos tinham noções básicas sobre o assunto.

O termo “educação financeira” pode levar à ideia de uma planilha com gastos e ganhos, mas seu impacto é muito maior. Além da carteira organizada e objetivos atingidos, a educação financeira ajuda a transformar a realidade onde a pessoa se encontra.

“A educação financeira permite a reorganização das finanças, reduz o número de pessoas endividadas e aumenta a quantidade de consumidores. E o melhor: consumidores conscientes, que terão conhecimento e ferramentas para não se prejudicar. Isso gira a economia, principalmente da comunidade onde essa pessoa mora”, explica o Slapak.

Além dos motivos já citados, João Victor conta que os efeitos da pandemia de Covid-19 sobre as taxas de desemprego no mundo também foram levados em consideração. Além das milhões de morte por todo o planeta, a crise sanitária atingiu duramente a economia global, fechando empresas e deixando pessoas desempregadas.

Em meio a isso, capacitar o jovem para o mercado de trabalho é ajudá-lo a enfrentar os desafios econômicos. Não é só isso, o conhecimento não contribui apenas na vida pessoal, mas também servirá como complemento para as atividades profissionais desse jovem quando estiver no mercado de trabalho.

Financiamento

O projeto “Salvar o Amanhã” também pretende fomentar o empreendedorismo juvenil. Alunos que se destacarem no curso receberão financiamento para iniciar o próprio negócio, colocar em prática o conhecimento adquirido e desenvolver suas ideias empreendedoras.

“O financiamento oferecido aos alunos empreendedores não tem a intenção de gerar um ônus financeiro. O projeto "Salvar o Amanhã" acredita na capacidade dos jovens e busca fomentar oportunidades, com a expectativa de que, no futuro, esses empreendedores possam devolver o valor financiado. Essa devolução permitirá reinvestir os recursos em outros alunos, estabelecendo um ciclo contínuo de aprendizado e desenvolvimento”, explica João Victor.

Serviço

O QUÊ: Curso gratuito sobre educação financeira - Salvar o Amanhã 
SITE: https://salvaroamanha.com.br/
INSTAGRAM: @salvaroamanha
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp