informe o texto

Notícias | Geral

CUIABÁ

Mutirão da Prefeitura e UFMT atende mais de 200 mulheres

A ação atendeu mais 550 mulheres

Ruan Cunha | Prefeitura de Cuiabá

26/10/2023 - 17:18

Mutirão da Prefeitura e UFMT atende mais de 200 mulheres

Foto: Vicente Aquino | Prefeitura de Cuiabá

 

O mutirão do Outubro Rosa da Prefeitura de Cuiabá, realizado em parceria firmada entre Secretaria Municipal da Mulher e Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), atendeu mais de 160 mulheres de 253 inscrições recebidas para os atendimentos voltados à prevenção da saúde da mulher, sobretudo o câncer de mama e colo de útero.

Foram mais de 20 atividades e serviços oferecidos à população, nesta quarta-feira (25), nas dependências da secretaria, que teve a coordenação prática do Instituto de Saúde Coletiva, faculdades de Enfermagem e Medicina, reitoria de Cultura Extensão e Vivência, Laboratório de Habilidades Clínicas.

“Nós temos líderes acadêmicos, os professores, as meninas do laboratório e todos aqueles que ajudam a formar os nossos médicos. Porque quando colocamos esses médicos de qualidade garantimos a melhoria nos atendimentos dessas mulheres”, elencou Bianca Borsatto diretora da faculdade de Medicina da UFMT.

Entre os serviços ofertados à população feminina constaram exames preventivos; práticas integrativas; arteterapia; palestras contra violência doméstica; atendimentos de enfermagem; apoio psicológico e outros mais.

A ideia foi acolher e orientar mulheres das comunidades acerca das principais doenças oncológicas, as formas de diagnóstico corretas e o preventivo que representa 70% de chances de cura quando descoberto precocemente.

“Durante todo o mês percorremos alguns bairros da nossa capital levando toda essa orientação e informação sobre como é importante se atentar aos sinais do corpo e cuidar da saúde. Hoje centralizamos toda essa gama de serviços em parceria com a UFMT que traz todo o seu corpo médico, docente e diretores para proporcionar mais qualidade às nossas mulheres”, disse a titular da pasta da Mulher, Cely Almeida.

Conscientização

A ação é o principal evento da programação pensada para o Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama e colo de útero, em andamento por toda Cuiabá. Desde o início das atividades, já foram mais de 550 pessoas envolvidas em eventos como roda de conversa, apresentação cultural informativa e palestras.

Espaço de Acolhimento da Mulher

O
s profissionais do Espaço de Acolhimento da Mulher, estrutura vinculada à secretaria que funciona nas dependências do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), também prestaram atendimentos às mulheres nas áreas social, psicológica e jurídica.

“Nós identificamos muitas mulheres com perfil de violência doméstica familiar que sofrem agressão física, moral, sexual e patrimonial. Assim como no espaço, nós oferecemos o acompanhamento psicossocial, além do encaminhamento para rede, para psiquiatria, assessoria jurídica e tudo para dar suporte a essas mulheres, salientou Leila Fortes, assistente social.  

 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp