informe o texto

Notícias | Geral

ECONOMIA

Planejamento financeiro é fundamental para evitar erros

Projeto social leva educação financeira a estudantes de MT

Assessoria

29/10/2023 - 17:22 | Atualizada em 29/10/2023 - 17:28

Terra de oportunidade, Cuiabá é como fermento para aqueles que têm o sonho de empreender e abrir o próprio negócio. Mas, como toda boa receita, é preciso mais que um ingrediente para ter sucesso no produto. Ao abrir um negócio, ter noções básicas de planejamento financeiro é fundamental para que o empreendedor tenha sucesso em sua empreitada e minimize as dificuldades. Este é um dos módulos do curso de Educação Financeira da ONG “Salvar o Amanhã”, projeto social que leva esse conhecimento de forma gratuita a alunos de escolas públicas.

O módulo é ministrado pelo professor Cleverson Pasqualli, contador com quase 25 anos de experiência no agronegócio, tendo passado por grandes companhias nacionais e internacional, como o Grupo André Maggi e Grupo Pérez Companc (argentino).

Em uma linguagem simples e de fácil compreensão, Pasqualli ensina os conceitos básicos do planejamento financeiro, desde a história da Contabilidade, passando pela padronização internacional dessas regras. O tema é aprofundando para ensinar os cursistas a montar demonstrativos financeiros e a traçar estratégias para o empreendimento.

“Na aula sobre estratégias financeiras, os jovens empreendedores aprendem sobre o capital de giro, tipos de financiamento e a importância da preservação da entidade, preparando-os para enfrentar os desafios financeiros do mundo empresarial com confiança e sucesso”, explica o professor no enunciado do curso.

Conhecer o empreendimento, “dos pés à cabeça”, é o objetivo desse módulo, que ensina os diferentes tipos de relatório necessários para manter a empresa saudável. Entre os assuntos está a importância de manter separadas as finanças da empresa e do empreendedor, como ler os dados financeiros e saber tomar as melhores decisões, como quando cortar custos ou fazer investimentos.

Idealizador do projeto, o jovem João Slapak explica que não basta motivar o empreendedorismo e não fornecer as ferramentas necessárias para o sucesso desse investimento.

“Eu vejo o empreendedorismo como o caminho para a transformação social da juventude. E como todo caminho a ser percorrido, ele tem seus desafios. O nosso objetivo é tirar as pedras do meio do caminho. Abrir o próprio negócio já é um desafio apaixonante, mesmo com suas dificuldades. O que fazemos no ‘Salvar o Amanhã’ é fornecer o conhecimento para que este processo seja planejado e assertivo”, comenta.

O projeto

O projeto “Salvar o Amanhã” foi lançado em agosto deste ano e já atende mais de 300 jovens. Até o momento, mais de 100 pessoas já concluíram o curso de Educação Financeira, que é dividido em 37 aulas distribuídas em nove módulos, todos com profissionais gabaritados, que atuam de forma voluntária. O curso é totalmente grátis e conta com diploma ao fim de cada módulo.

Todo o curso é Ensino à Distância (EaD), por meio da internet, proporcionando aos alunos que estudem conforme sua disponibilidade. Embora o público-alvo seja jovens de 15 a 25 anos, estudantes de escolas públicas, qualquer pessoa pode se inscrever no site e fazer o curso.

Além do conteúdo em vídeo, os alunos ainda têm acesso a materiais relacionados às aulas disponíveis para download, para poder se aprofundar conforme sua disponibilidade. O portal também conta com quizzes para testar o conhecimento do aluno.

Embora seja fundamental para uma vida estável, poucos brasileiros têm conhecimento sobre educação financeira. Segundo a Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio (PNAD) de 2019, apenas 32,6% dos brasileiros com mais de 15 anos tinham noções básicas sobre o assunto.

O projeto “Salvar o Amanhã” também pretende fomentar o empreendedorismo juvenil. Alunos que se destacarem no curso receberão financiamento para iniciar o próprio negócio, colocar em prática o conhecimento adquirido e desenvolver suas ideias empreendedoras.

“O financiamento oferecido aos alunos empreendedores não tem a intenção de gerar um ônus financeiro. O projeto "Salvar o Amanhã" acredita na capacidade dos jovens e busca fomentar oportunidades, com a expectativa de que, no futuro, esses empreendedores possam devolver o valor financiado. Essa devolução permitirá reinvestir os recursos em outros alunos, estabelecendo um ciclo contínuo de aprendizado e desenvolvimento”, explica João Victor.

SERVIÇO

O QUÊ: Curso gratuito sobre educação financeira - Salvar o Amanhã
SITE: https://salvaroamanha.com.br/
INSTAGRAM: @salvaroamanha
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp