informe o texto

Notícias | Geral

CUIABÁ

Correção do PCCS de servidores é tema de debate na Câmara

A tribuna livre foi organizada pelo vereador Luis Cláudio

Sandra Costa | Assessoria

20/12/2023 - 10:20

O vereador Luis Cláudio (PP) organizou uma tribuna livre durante a sessão da última quinta-feira (14), na Câmara de Cuiabá. Servidores da área finalística do município reclamaram da falta de atualização do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) por parte da prefeitura.

“São quatro únicas categorias que ainda não receberam a devida correção na tabela salarial através do PCCS. Vamos cobrar do prefeito o envio desse projeto a esta casa para que aí sim cumpra-se 100% o reajuste de todas as categorias do município”, disse o vereador. 

Conforme Luis Cláudio, esses profissionais estão na ponta, atendendo diretamente a população tanto na saúde quanto na assistência social. São equipes multiprofissionais como fisioterapeutas, psicólogos, técnicos e auxiliares.

“Os enfermeiros conseguiram a vitória do piso nacional, inclusive, na luta do deputado Emanuelzinho, mas também há outros profissionais que atuam na ponta atendendo as pessoas que mais precisam, tanto dos CRAS como da saúde, então eles merecem.”

A assistente social Cristiane Lopes da Silva disse que há três anos a categoria tem dialogado com os vereadores e o prefeito para discutir o impacto salarial com a correção da tabela salarial. 

“Hoje nós estamos na ponta, nos CRAS, fazendo de acolhimento, atendendo a população. Porém, às vezes a gente fica insatisfeito por saber que estamos há três anos sem uma recomposição salarial. A gente entende que precisamos dialogar com a Câmara e com o prefeito para que se faça justiça social com esses trabalhadores.” 

Já o farmacêutico Renaudt Tedesco destacou que há um déficit grande de profissionais e muitos acabam deixando o concurso público desmotivados pela falta de uma remuneração justa.

“Essas carreiras sofreram um grande impacto porque todo mundo sabe que a gente trabalha em condições não ideais muitas vezes porque as demandas da população elas são infinitas, principalmente após a pandemia. Tivemos um aumento da toda demanda do sistema público, e muitas vezes a gente tem a insegurança financeira e política. Precisamos ser valorizados”.
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp