informe o texto

Notícias | Geral

INOVAÇÃO

Sebrae premia projetos de educação empreendedora

Em MT a cada cinco professores, três usam metodologia do PNEE

ASSESSORIA

21/12/2023 - 12:21 | Atualizada em 21/12/2023 - 12:47

Sebrae premia projetos de educação empreendedora

Foto: Pavel Danilyuk

Pesquisa quantitativa sobre "Educação Empreendedora nas Escolas do Estado", realizada pelo Sebrae/MT, identificou que a cada cinco profissionais da educação, três atuam há mais de seis anos com as metodologias aplicadas no Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE). Inscrições e mais informações sobre o concurso AQUI! 

Com foco em fortalecer os agentes envolvidos nestas ações (educadores), o Sebrae em parceria com instituições renomadas, realizam a '2º edição do 'Prêmio Educador Transformados', que premia os projetos de educação mais inovadores de todo país.

A mudança cultural promovida por educadores nas salas de aula tem como base o Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE), que neste ano completou dez anos. Em reconhecimento a esse engajamento, o Sebrae, junto com os parceiros Bett Brasil e Instituto Significare, abre inscrições para o Prêmio.

"As inscrições seguem abertas para professores até o dia 5 de fevereiro de 2024. O concurso tem por objetivo divulgar projetos e educadores transformadores de todo país. Na etapa estadual, 189 projetos serão selecionados para concorrerem na etapa regional", explica Felipe.

Conforme com o edital do concurso, serão três as etapas (estadual, regional e nacional), sendo sete as categorias de premiação (Educador Infantil, Ensino Fundamental (anos iniciais e finais), Ensino Médio Regular, Educação Profissional, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Superior.

Na fase regional, serão premiados os 35 melhores projetos, em que os idealizadores ganharam um pacote para o 'Congresso Bett Brasil 2024' e certificado de destaque regional. Já na etapa nacional, restarão sete vencedores, sendo um por modalidade e, eles serão premiados com uma missão técnica nacional, um notebook e troféu para cada ganhador.

Futuro

Em 2023, as atuações do Sebrae Mato Grosso voltadas para a educação empreendedora já impactaram quase 17 mil alunos e professores em todas as regiões do estado.

Focado em melhorar e ampliar as ações voltadas para a Educação Empreendedora no estado, o Sebrae Mato Grosso quis saber dos educadores quais são as maiores dificuldades para aplicar a metodologia hoje.

Segundo eles, a falta de conhecimento (25%) entre os outros agentes da educação de sua instituição de ensino, falta de apoio institucional (17%), recursos (14%), tempo (12%) e capacitação específica (10%) são as maiores dificuldades enfrentadas ao abordar o conceito.

Ainda, conforme a pesquisa, 46% dos entrevistados disseram que conhecem pouco o conceito de educação empreendedora e 38% acreditam que o nível de desenvolvimento dos profissionais da educação sobre o assunto é moderado.

Para 2024, o objetivo é intensificar a propagação do conhecimento voltado para educação empreendedora, por meio de parcerias com instituições de ensino, gestores públicos e privados.

"É fundamental desfazer o mito, junto aos professores, de que educação empreendedora é apenas para gestão empresarial. Precisamos sensibilizá-los, pois são eles que têm voz dentro das salas de aula, sendo as lideranças que fazem com que as metodologias da educação empreendedora tenham sucesso", aponta Felipe Tavares, gestor do Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE) no Sebrae/MT.

Pesquisa

A pesquisa "Educação Empreendedora nas Escolas do estado" foi realizada entre os dias 21 de julho a 17 de outubro. Ao todo. 108 profissionais da educação responderam à pesquisa via telefone e a margem de confiança é de 95%, sendo e 4% de margem de erro. 

 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp