informe o texto

Notícias | Geral

CAOS NA SAÚDE

Prefeitura culpa o Estado pela falta de medicamentos

Gabinete de Intervenção não teria deixado estoque como informou o Governo

Da Redação

06/01/2024 - 14:00 | Atualizada em 09/01/2024 - 14:02

Equipe da Secretaria Municipal de Saúde informou neste sábado (6), que estão faltando medicamentos e insumos na farmácia do antigo Hospital Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC).  A situação diverge da informação publicada pelo Governo do Estado que afirmou ter deixado as unidades unidades de saúde do município com estoque para até 20 dias de trabalho após 31 de dezembro do ano passado.

O município sofreu intervenção na saúde por cerca de 10 meses, período em que a pasta foi comandada pelo Gabinete de Intervenção do Estado. 

De acordo com a assessoria da prefeitura, a equipe responsável pela Farmácia e Almoxarifado do HPSMC elaborou uma planilha, destacando os itens considerados críticos, com estoque zerado ou insuficiente, contando inclusive a falta de seringas. E que teria solicitado os itens na última quinta-feira (04), ao Centro de Distribuição de Medicamentos e Insumos de Cuiabá - CDMIC. Contudo, da lista de 122 itens solicitados, apenas 7 foram entregues por falta de estoque.

O CDMIC informou que enfrenta outros problemas, como falta de ferramentas para executar os trabalhos, sistema, déficit de servidores (exonerados mesmo com o contrato do processo seletivo em vigor) e não capacitação dos novos funcionários nomeados pelo Gabinete de Intervenção do Estado.

“Estou bastante preocupado com o que estamos encontrando nas nossas unidades. A realidade que temos visto é completamente diferente do que a intervenção do Estado divulgou aos quatro ventos. Mas estamos trabalhando intensamente para restabelecer os trabalhos no CDMIC, no antigo Pronto Socorro e em todas as nossas unidades, visando sempre oferecer um atendimento de qualidade à população”, comentou o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro.

(Com Assessoria)
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp