informe o texto

Notícias | Política

Revisão Anual

RGA segue o IPCA e será paga em janeiro: 4,62%

Servidores do estado esperavam pelo menos 5,86% de correção salarial

Da Redação

11/01/2024 - 16:55 | Atualizada em 12/01/2024 - 10:36

RGA segue o IPCA e será paga em janeiro: 4,62%

Foto: JL Siqueira | ALMT

O poder de compra do servidor público de Mato Grosso não vai aumentar em 2024. Nesta quinta-feira (11), os deputados estaduais aprovaram o índice da Revisão Geral Anual (RGA): 4,62. O percentual acompanha o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) contrariando o previsto na LOA que era de 5,86%.

Antes da votação, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (UB), já havia informado que as tentativas de negociação com o governo para melhorar o percentual haviam sido frustradas. Pela manhã, ele e outros deputados estiveram reunidos com o secretário-adjunto do Orçamento Estadual, Ricardo Capistrano, para debater o tema.

Capistrano informou que qualquer alteração no valor traria um impacto grande para as contas do Estado e que o governador Mauro Mendes (UB) estava irredutível quanto alguma alteração. 

A deputada estadual Janaina Riva (MDB), lamentou a falta de consenso com o Executivo acerca do valor da RGA e disse que "um estado bom tem que ser bom para todos".

“Infelizmente, não conseguimos avançar com o servidor do executivo, que é onde ainda estamos deixando a desejar. Desde os aposentados, especialmente os professores, estão tendo descontados 14% da sua aposentadoria, até os servidores que não receberam o seu RGA passado e que agora poderíamos compensar isso. A nossa proposta aqui era que nós pudéssemos conceder um aumento real de 1.2%. Factível, dava para ser feito. [...] Entendo que um estado bom tem que ser para todos”.

 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp