informe o texto

Notícias | Política

MAIS FIRMESA

Janaina defende pena de morte para estupradores

"criminoso preso custa mais caro que criança na escola" , diz Janaina

Da Redação

15/01/2024 - 09:06 | Atualizada em 15/01/2024 - 14:21

A deputada estadual Janaina Riva (MDB), foi dura em suas declarações e defendeu pena de morte ou prisão perpétua para estupradores e pedófilos. "Criminoso preso custa mais caro que criança na escola em Mato Grosso", disse semana passada.

Janaina confirmou a informação da Confederação Nacional dos Municípios de que o Estado gasta mensalmente cerca de R$ 434 para  manter um menor na escola, enquanto um criminoso preso custa R$ 1.819, segundo à Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen).

“Eu tenho defendido a revisão da Constituição Federal, acho que precisa haver uma análise. Para mim, por exemplo, estupro de vulnerável e pedofilia tem que ter pena de morte ou prisão perpétua. O momento é propício para uma nova Constituição. Estuprou criança, é prisão perpétua. Estuprou e matou, pena de morte. Quando a população não vai concordar com isso?", disse a parlamentar.

A parlamentar lembrou a chacina de Sorriso (420 km ao norte de Cuiabá), onde o pedreiro Gilberto Rodrigues, 32, matou Cleci Calvi Cardoso, 46, e as filhas Miliane Calvi Cardoso, 19 e Manuela Calvi Cardoso, 13, a facadas. Depois, estuprou as vítimas enquanto agonizavam. A caçula, Melissa Calvi Cardoso, 10, foi morta asfixiada com um travesseiro. O marido e pai das crianças é caminhoneiro e estava trabalhando fora do Estado no momento do crime. 

"Aquilo que aconteceu em Sorriso repercutiu internacionalmente. O pior é que esse cara foi preso, mas ele é um cara que a maioria de nós não o reconhece mais, quer dizer, eu não tenho mais lembrança de como é o rosto dele, eu não o reconheceria. Daqui um pouco, ele vai ser solto de novo e vai saber se estamos contratando um estuprador", comentou a deputada.

"A justiça é branda para crimes tão graves como esse. Aquele cara que foi transferido de Sorriso, por exemplo, porque queriam linchá-lo. Por mim, tinham é que ter deixado. Um cara que estupra e mata 3 crianças e a mãe da mesma família. Ainda temos que se preocupar para dar cela especial, andar de helicóptero, ele custa 3 vezes mais que uma criança na escola, dando comida e às vezes até indenizando a família", completou.

A deputada ainda citou a Lei 14.069/2020, que criou o Cadastro Nacional de Pessoas Condenadas por Crime de Estupro. Ele impediria que criminosos fossem contratados após deixar a prisão sem que o contratante conhecesse seu histórico de crimes. 

"Pode, sim, ter uma lista de pedófilos e estuprador. Porque você vai contratar alguém, você tem que saber quem está colocando na sua casa". [...] Tenho defendido a revisão da Constituição Federal. Acho que o momento é propício para uma nova Constituição, onde isso (pena para estupradores) seja revisto. [...] Estuprou criança, prisão perpétua. Matou, pena de morte".

 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp