informe o texto

Notícias | Geral

ATENDIMENTO À POPULAÇÃO

Defensoria de MT está perto do efetivo ideal, diz Ministério

A informação é do Diagnóstico do Ministério da Justiça

Da Redação

22/01/2024 - 15:45 | Atualizada em 22/01/2024 - 16:36

Balanço divulgado nesta segunda-feira (22), pelo portal Migalhas, mostra que a Defensoria Pública de Mato Grosso (DPMT) está próxima de alcançar o número ideal de defensores por habitantes, conforme o Diagnóstico do Ministério da Justiça que estabelece como ideal a proporção de um profissional para atender cada grupo de 15 mil pessoas. 

Com 210 defensores nomeados diante de uma população estimada em 3,6 milhões de habitantes, a DPMT possui 1 defensor para cada 17,4 mil pessoas. No último ano, 20 novos defensores públicos foram empossados em Mato grosso, garantindo que profissionais e todas as comarcas. 

A pesquisa mostra que a DPMT está em 8ª no ranking de número ideal de defensores por habitantes e também  exalta a proporção por gênero: 42% defensoras (88) e 58% defensores (122).

A defensora pública-geral, Luziane Castro, afirma que segue empenhada em ampliar o número de defensores e atender a toda a população que precisa da Defensoria Pública no estado. 

“Ainda temos 42 cargos vagos, o que é um número grande. Mas continuamos em negociação para realizar novas nomeações e diminuir cada vez mais esse passivo de defensores”, explicou.

Piores colocados

O Paraná aparece no pior lugar do ranking com um defensor para 79.475 habitantes, seguido por Santa Catarina com um defensor para 57.221 e São Paulo, com um agente para 56.359 paulistas. Os índices revelam grande déficit no número de profissionais.
 

 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp