informe o texto

Notícias | Política

ELEIÇÕES

Mendes trava saída de Dilmar do União e atrasa sua ida para PRD

O deputado estadual é cotado para presidir a sigla em Mato Grosso

Robson Fraga

23/01/2024 - 13:13 | Atualizada em 24/01/2024 - 12:32

O deputado estadual Dilmar Dal Bosco só está esperando a liberação do atual partido partido, o União Brasil, para zarpar fora e assumir o comando estadual do Partido Renovação Democrática (PRD) que em Mato Grosso tem 39 vereadores. As malas estão prontas, foi o que informou à imprensa nesta terça-feira (22).

O problema é que a decisão depende do presidente da legenda, o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, que também tem travado a saída dos deputados estaduais Eduardo Botelho, presidente da Assembleia Legislativa, e Jayme Campos.

"No final do ano tive uma conversa com ele (Mendes) e ele falou que não aceitaria minha saída do União Brasil. Eu dependo de liberação. [...] Se dependesse de mim, estava tudo tranquilo. Já tinha assumido o PRD dentro de Mato Grosso", disse Dilmar.

O PRD foi criado a parti da fusão do PTD com o Patriota. Foi oficializado no dia 9 de novembro passado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Com posicionamento político à direita, o partido recém-criado está montando seus diretórios e em Cuiabá presidido pelo vereador Kássio Coelho. No estado, interinamente, pelo ex-presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Neurilan Fraga.

No grupo de desistentes do União Brasil, o mais prejudicado é Botelho que é declaradamente pré-candidato a prefeito de Cuiabá. O político não tem o apoio do União Brasil para seguir com o projeto e precisa logo entrar para outro partido. Portanto, depende da liberação do "cacique" que tem feito de tudo para mantê-lo na atual legenda. Ninguém sabe o porquê, de fato, já que Mendes já declarou que seu candidato é o atual chefe da casa Civil, o deputado federal licenciado Fábio Garcia.

Vale lembrar que em todas as pesquisas eleitorais já divulgadas, Botelho aparece em primeiro lugar e Garcia na lanterna.

Botelho perdeu a chance de integra o PSD, com apoio total dos presidente nacional, estadual e municipal para disputar o Palácio Alencastro. Kassab, Carlos Fávaro e Wilson Santos, respectivamente, fizeram de tudo para trazê-lo para o grupo, mas por falta da tal liberação os prazos esgotaram e o o PSD vai apoiar o candidato escolhido pela Federação Brasil da Esperança, formada pelo PT, PCDoB e PV, ainda a ser escolhido.

Por enquanto, estão na disputa os petistas  Lúdio Cabral (PT), deputado estadual, e Professora Rosa Neide (PT), ex-deputada federal, e o vice-prefeito de Cuiabá José Roberto Stopa (PV).
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp