informe o texto

Notícias | Política

ELEIÇÕES 2024

Novela Eduardo Botelho x União Brasil parece longe do fim

"Ele pediu mais uma semana, acho que tá mais para 31 de fevereiro”, disse Botelho

Robson Fraga

24/01/2024 - 14:18 | Atualizada em 24/01/2024 - 17:40

O presidente do União Brasil em Mato Grosso, o governador Mauro Mendes, voltou a pedir ao deputado estadual  Eduardo Botelho, mais tempo para aceitar ou não sua desfiliação. A informação foi repassada pelo próprio parlamentar que "não aguenta mais esperar".

“Ele pediu mais uma semana, até o final do mês. [...] Acho que tá mais para 31 de fevereiro”, disse Botelho. 

Pré-candidato à prefeitura de Cuiabá, apontado como primeiro nas intenções de voto em todas as pesquisas que já foram divulgadas, Botelho precisa deixar o União e migrar para outra sigla se quiser, de fato, êxito em sua candidatura. No atual partido as portas estão fechadas, já que Mauro Mendes declarou apoio incondicional à candidatura de seu atual chefe na Casa Civil, o deputado federal licenciado, Fábio Garcia.

Vale ressaltar que Garcia aparece em baixa em todas as pesquisas, atrás de Botelho, Abílio Jr (PL) e Lúdio Cabral (PT), os três mais bem colocados nas intenções de voto.

Partidos que querem Botelho

Botelho recebeu convites de diversas siglas. O PSD, por exemplo, abriu-lhe as portas oferecendo apoio à campanha e até a direção municipal da sigla. Mas a demora na liberação por parte do União Brasil fez com que o presidente nacional da legenda, Gilberto Kassab, e presidente estadual, o ministro da Agricultura e Pecuária, senador Carlos Fávaro, aceitassem apoiar o candidato que for indicado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com aval da Federação Brasil da Esperança, que agrega o PT, PCdoB e PV e tem o apoio nacional do PSB.

O PP também quer Botelho. Inclusive o convite lhe foi reforçado nesta terça-feira (23), pelo deputado estadual Paulo Araújo.

O Partido Renovação Democrática (PRD), criado em outubro de 2022, a partir da fusão do Patriota com o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) também quer Botelho. E mais: mesmo que o deputado não migre para a sigla, o partido já declarou apoio a candidatura a prefeito de Cuiabá. 

A nova sigla pode ter outro dois nomes fortes do União Brasil: Dilmar Dal Bosco e Júlio Campos, também deputados estaduais que aguardam a liberação de Mauro Mendes para trocar de legenda.

Bastidores

Corre nos bastidores que o cacique Mauro Mendes já esteve em Brasília conversando com o presidente nacional do PRD, Ovasco Resende, tentando indicar seu pupilo, o ex-secretário chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, para dirigir o partido em Mato Grosso. Ou seja, além de não deixar os deputados livres para ingressarem na sigla, Mendes quer comandar o União Brasil e o PRD, já que Mauro Carvalho é seu braço direito. Assim, consegue impedir a candidatura de Botelho pelo partido abrindo as portas para o seu candidato, Fábio Garcia.

A ideia, segundo o presidente municipal do PRD em Cuiabá, o vereador Kássio Coelho, não prosperou. Por enquanto, o partido segue interinamente sob o comando de Neurilan Fraga, ex-presidente da Associação dos Municípios Mato-grossenses (AMM) e de olho nas possíveis novas e importante aquisições para seus quadros. O partido já conta com 36 vereadores com mandato.
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp