informe o texto

Notícias | Geral

Economia

Senac revela novos perfis de Gestão e Negócios

Levantamento nacional teve a participação de mais de 110 instituições

Assessoria | Senac

17/02/2024 - 19:59 | Atualizada em 17/02/2024 - 20:03

O Senac apresenta os resultados do Fórum Setorial de Gestão e Negócios, que aconteceu de maio a julho de 2023, e identificou 17 novos perfis profissionais por meio de escuta de mercado e encontros on-line com grupos de discussão  em cada uma das seis áreas seguintes: administração, marketing, logística, recursos humanos, comercial, além de finanças/contabilidade.
 
Na área de administração, os perfis são gestor de negócios com ênfase em tecnologias, e técnico em administração com ênfase em automação de processos; na área comercial, gerente comercial, analista de experiência do cliente e executivo de contas; em logística, analista de roteirização, analista de logística e operador de logística; em financeiro e contábil, contador com ênfase em análise de dados, analista de compliance e assistente financeiro; no marketing, gestor de marketing, analista de inteligência de mercado e analista de mídias sociais; e por fim, em recursos humanos, gestor de recursos humanos, analista de desenvolvimento humano e organizacional e assistente de atração de talentos.
 
Esses perfis foram definidos a partir de necessidades atuais de mercado e das demandas futuras para os próximos 5 a 10 anos apontadas pelos participantes do Fórum. Entre eles, há alguns que sequer estão listados na classificação brasileira de ocupações (CBO), como analista de desenvolvimento humano e organizacional e assistente de atração de talentos.
 
Participaram representantes de mais de 110 instituições, incluindo empresas, organizações de classe e centros de inovação, de norte a sul do país. Entre eles, Porto Digital, Parque Tecnológico da Bahia, Impact Hub Curitiba, Innovation Latam e Impact Hub Manaus.

Baseado em uma metodologia de escuta que possibilita o diálogo entre o Senac e o mercado de trabalho, o Fórum Setorial promove o encontro entre profissionais, associações de referência, sindicatos, meio acadêmico, centros de pesquisa e inovação. Sob diferentes perspectivas, eles debateram a realidade, o contexto e as tendências da área em que atuam e as competências para o exercício das respectivas funções.

Especialistas do Departamento Nacional do Senac entrevistaram profissionais e fizeram mediação de grupos focais em ambiente virtual. Os participantes compartilharam seus pontos de vista sobre atribuições, responsabilidades, habilidades técnicas, conhecimentos, atitudes, valores, ambientes e meios de trabalho nas ocupações.

"Com a escuta dos protagonistas do mercado, obtemos uma descrição detalhada das profissões, das relações de trabalho e do contexto em que estão inseridas as principais ocupações do Sistema Comércio. Os resultados reforçam a tendência do aprendizado contínuo diante do ritmo acelerado das transformações correntes", afirma o presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros.

O Fórum Setorial também identificou alguns tópicos que serão destaques no mercado de trabalho. Entre eles, a tendência de integração de tecnologias emergentes, como a inteligência artificial (IA) nos processos de trabalho e a valorização cada vez maior das habilidades socioemocionais.

Desde 2014, os Fóruns Setoriais integram as estratégias do Senac de aproximação e comunicação com o setor produtivo, procurando estreitar o diálogo entre o mundo do trabalho e a educação.

Para os participantes, os Fóruns Setoriais são espaços de referência para debater as profissões, fazer networking (rede de relacionamento) e compartilhar experiências e percepções, possibilitando uma visão estratégica sobre o ambiente de negócios.

Os profissionais do setor de comércio de bens, serviços e turismo podem fazer parte da construção do futuro da educação profissional. Basta registrar interesse em participar dos próximos Fóruns Setoriais aqui.
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp