informe o texto

Notícias | Geral

SEGUNDA LÍNGUA

“Aprender inglês cedo é um exercício para o cérebro"

Um segundo idioma traz benefícios para a saúde mental e à vida profissional

Thalyta Amaral | Assessoria

05/03/2024 - 09:55 | Atualizada em 05/03/2024 - 10:27

Aprender inglês em qualquer fase da vida é produtivo, e nas crianças menores, que ainda nem foram alfabetizadas em português, as vantagens são ainda maiores.

"Aprender inglês cedo é um exercício para o cérebro que traz benefícios para a vida toda", afirma a professora Zenaide Brianez, que é diretora pedagógica da International School of Cuiabá (ISC).

O aprendizado de uma segunda língua pode ter início desde os primeiros meses de vida e se intensifica a partir dos 2 anos, quando a criança começa a se comunicar com o mundo através da linguagem oral. Porém, para os pequenos, esse ensino é realizado através de brincadeiras e atividades lúdicas, o que faz com que a retenção das informações ocorra com mais facilidade.

"Dos dois aos cinco anos o sistema nervoso central está em pleno desenvolvimento e, se usamos isso para o aprendizado de uma nova língua, conseguimos aprimorar a capacidade de retenção de informações, o raciocínio lógico e linguístico, bem como as habilidades de comunicação tanto na língua materna quanto no inglês", explica Zenaide. 

Com o início do ensino do inglês na primeira infância, a fluência é um caminho mais natural nas diferentes habilidades de comunicação. Isso porque a criança aprende brincando e consegue se comunicar nos dois idiomas de forma natural, como se ambos fossem a sua língua nativa.

"Nossa capacidade de aprender nos primeiros anos de vida é surpreendente. Em um país onde apenas 1% da população é fluente em inglês, começar o ensino do idioma na infância torna o processo muito mais fácil, trazendo benefícios para a vida toda. Pesquisas mostram que um adulto fluente em inglês tem um salário 60% maior, o que demonstra o quanto esse aprendizado é necessário", enfatiza a mestre em Educação Internacional. 

Segundo Zenaide, além das vantagens financeiras, aprender inglês desde cedo também é benéfico para a saúde.

"O aprendizado de uma segunda língua faz com que o cérebro tenha uma 'reserva' cognitiva que é usada quando se envelhece, o que pode atrasar a evolução de doenças como o Alzheimer".

International School of Cuiabá

Referência em educação, a International School of Cuiabá (ISC) é a única escola internacional de Mato Grosso, com selo Cambridge International Education. Na instituição as crianças aprendem os conteúdos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) totalmente em inglês, com ambiente de imersão diária para proporcionar a fluência na segunda língua desde a infância.
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp