informe o texto

Notícias | Política

CUIABÁ

Stopa assume o prefeitura após afastamento de Emanuel

O novo prefeito disse que não quer olhar pelo retrovisor, mas focar na gestão

Robson Fraga

05/03/2024 - 11:20 | Atualizada em 05/03/2024 - 12:01

O vice-prefeito de Cuiabá, José Roberto Stopa (PV), foi empossado chefe do Executivo da capital nesta terça-feira (5), em cerimônia na Câmara de Vereadores. A mudança foi provocada após o afastamento por 6 meses do prefeito Emanuel Pinheiro por ordem judicial desembargador Luiz Ferreira da Silva, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).

Emanuel é investigado por supostamente chefiar uma organização criminosa que teria desviado recursos da Saúde de Cuiabá, tendo como cúmplices o assessor executivo da Secretaria Municipal de Cuiabá, Gilmar de Souza Cardoso, do ex-secretário de saúde, Célio Rodrigues e de seu ex-secretário adjunto Milton Corrêa Costa. O prefeito foi afastado nesta segunda-feira (4), 

Na posse, Stopa falou do seu respeito e amizade com Emanuel, Mas disse que não deve ficar “olhando para o retrovisor” e sim para o futuro. Garantiu que durante seu mandato vai centralizar o processo de compra de serviços e bens da Secretaria Municipal de Saúde, principalmente as que aconteceram sem processo licitatório.

“Todo processo licitatório transcreve normalmente, ele tem uma legislação muito clara que regulamenta, mas aquelas emergenciais acabam ficando na mão de algumas pessoas e, com isso, existe a possibilidade de cometer erros. Então, como sou centralizador, os que me conhecem sabem, por isso, vou determinar que centralize todas as compras da saúde no gabinete do prefeito. Não que vá deixar, não vai deixar de se comprar. Nós queremos saber como está se comprando e o quanto se está pagando”, disse. Esse tema foi o responsável pelo afastamento do prefeito, que foi acusado de liberar uma organização criminosa para onerar a Saúde Pública da capital. 

“Quero assumir sem ficar olhando para o retrovisor, fez, deixou de fazer. Eu quero que me julguem pelo que eu vou fazer a partir deste momento. Neste momento, pode ter certeza que vou trabalhar diuturnamente para que fique um legado, uma história”, ressaltou. 
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp