informe o texto

Notícias | Política

EM LEVERGER

MP abre inquérito e vai acompanhar obras nas BRs 163 e 364

A rodovia passa em área Quilombolas e a população não foi consultada

DA REDAÇÃO

07/03/2024 - 07:53 | Atualizada em 07/03/2024 - 14:50

O Ministério Público Federal (MPF) está de olho nas obras de manutenção e melhorias das rodovias BR-163 e BR-364, em terras do Quilombo Abolição. Um inquérito Civil foi aberto, já que o MP não foi consultado sobre o projeto. 

Uma portaria publicada na última segunda-feira (4), mostra que a Secretaria de Meio Ambiente (Sema) não teria informado à Concessionária Nova Rota do Oeste, responsável pela obra, a existência de comunidades quilombolas no raio de impacto dos serviços, no município de Santo Antônio do Leverger (32 km de Cuiabá).

“Considerando, ainda, que ausência de consulta à comunidade impactada, fere compromissos internacionais assumidos pelo país ao vincular a obrigatoriedade daquele ato ao reconhecimento das terras tradicionalmente ocupadas – por meio de Relatório Técnico de Identificação e Delimitação (RTID) – uma vez que isso representa menos de 10% do número de comunidades quilombolas com autodeclaração certificada pelo Governo Federal”.

O Ministério Público decidiu converter o procedimento preparatório em Inquérito Civil para investigar os impactos da obra na comunidade, assim como observar se houve consulta prévia aos quilombolas.

(Com informações da Gazeta Digital)

 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp