informe o texto

Notícias | Geral

INVESTIMENTOS

Cuiabá anuncia ampliação dos serviços de saúde

Cobertura da atenção básica deve subir para mais de 80%

Roberta Penha | Prefeitura de Cuiabá

08/04/2024 - 14:24 | Atualizada em 10/04/2024 - 12:55

Em celebração aos 305 anos da capital mato-grossense, o prefeito Emanuel Pinheiro anunciou mais uma medida que irá fortalecer muito a saúde pública municipal: a implantação de mais 80 Equipes de Saúde da Família (ESFs) nas unidades básicas e mais 25 equipes de saúde bucal. As primeiras equipes novas já começam a atuar ainda no mês de abril e as demais serão implantadas gradualmente até o fim deste ano.

Uma das principais consequências dessa conquista é a expansão dos horários de atendimento das unidades básicas de saúde. Com a adição dessas novas equipes, todas as unidades básicas funcionarão até as 19h, e em algumas delas, o atendimento será estendido até as 22h. Essa medida visa oferecer maior acessibilidade aos serviços de saúde para a população cuiabana, garantindo atendimento adequado mesmo para aqueles que possuem jornadas de trabalho estendidas.

"Me comprometo com a população que, até o último dia do meu mandato, entregarei 191 equipes de saúde da família em nossa capital. Também planejamos entregar mais 25 equipes de saúde bucal, totalizando 88 equipes atuantes. Quando assumi o cargo, havia apenas 10 equipes de saúde bucal operacionais. Hoje, graças aos esforços de nossa administração, esse número cresceu para 63 e até o fim do ano serão 88. Este é um passo significativo para garantir que nossa população tenha acesso adequado aos serviços de saúde básica, promovendo assim o bem-estar geral de nossa comunidade”, comemorou o prefeito.

A cobertura da Atenção Básica em Cuiabá atualmente é de 51,96%. Com a implantação das equipes, estima-se que essa cobertura será elevada para 84,73%.

O prefeito anunciou ainda uma grande conquista do deputado federal Emanuel Pinheiro Neto para a saúde pública da capital, em colaboração com a Ministra da Saúde, Nísia Trindade e o Ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha.

“O deputado Emanuelzinho garantiu um investimento de 70 milhões de reais para nossa cidade. Destes, 60 milhões serão direcionados ao Teto MAC (Média e Alta Complexidade), enquanto mais 10 milhões serão destinados à Empresa Cuiabana de Saúde. Além disso, Emanuelzinho contribuiu com 21 milhões em emendas parlamentares, totalizando um aporte de 91 milhões de reais. Adicionalmente, os deputados Abílio e Coronel Fernanda também estão contribuindo com 4 milhões e 7 milhões de reais, respectivamente. Estes investimentos estão sendo formalizados durante o período de comemoração do aniversário de Cuiabá, demonstrando nosso compromisso em melhorar, aprimorar e equilibrar os serviços de saúde em nossa capital, proporcionando dignidade a todos os cidadãos”, revelou Pinheiro.

Os anúncios feitos pelo prefeito reforçam o compromisso da Prefeitura de Cuiabá em investir na melhoria contínua dos serviços de saúde, garantindo o acesso universal aos cuidados básicos de saúde para todos os cidadãos. A ampliação das Equipes de Saúde da Família e a conseqüente extensão dos horários de atendimento representam um importante passo na consolidação de uma rede de saúde mais eficaz e humanizada na capital de Mato Grosso.
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp