informe o texto

Notícias | Política

ECONOMIA

Deputado convida Governo para socorro à Chapada

Diego Guimarães propõe políticas de crédito para comerciantes em crise

Glaucio Nogueira | Assessoria

15/04/2024 - 18:13 | Atualizada em 15/04/2024 - 18:34

Deputado convida Governo para socorro à Chapada

Foto: Marcos Lopes | Secom/ALMT

O deputado Diego Guimarães (Republicanos) vai convidar integrantes do Governo de Mato Grosso para uma reunião com os comerciantes de Chapada dos Guimarães (67 km ao norte da Capital). A intenção do parlamentar é a de formular políticas de concessão de crédito para socorrer os empresários do município, que tiveram suas atividades bastante afetadas por conta dos problemas de acesso pela rodovia MT-251. Guimarães é o coordenador-geral da Frente Parlamentar do Comércio de Bens e Serviços (FPC) da Assembleia Legislativa (ALMT).

Diego destacou a necessidade deste socorro uma vez que a solução da situação da rodovia na região do Portão do Inferno, parcialmente interditada por conta do deslizamento de rochas, demandará tempo.

“E tudo o que estes empresários não possuem é justamente tempo. O número de visitantes baixou muito e isso refletiu negativamente nos hotéis, pousadas, restaurantes, mercados, enfim, em todo o comércio de Chapada. Precisamos de uma solução imediata porque já temos informações de postos de trabalho fechados por conta da crise”.

Para debater o assunto, Guimarães pretende ouvir o secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Miranda, o secretário adjunto de Turismo, Felipe Wellaton, e a presidente do Desenvolve MT, Mayran Beckman Benicio.

“Precisamos muito do Governo de Mato Grosso para oferecermos a estes comerciantes uma linha de crédito especial que assegure a manutenção destas empresas e, principalmente, dos empregos que elas geram”, pontuou o deputado.

Ele lembrou que uma medida semelhante foi adotada pelo Poder Público durante a pandemia da Covid-19 com o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe).

“O Governo de Mato Grosso tem trabalhado para que haja uma solução definitiva, já apresentou o projeto e aguarda a análise dos órgãos federais para dar início às obras. Mas, mesmo que isso ocorra imediatamente, a conclusão desta obra levará tempo. A nossa ideia é a de que haja algo nos moldes do Pronampe para que a atividade econômica de Chapada se mantenha”.

Além de coordenador-geral da FPC, Guimarães é o presidente da Comissão de Indústria, Comércio e Turismo da ALMT. Na última semana, quando o colegiado foi instalado, o deputado afirmou que a prioridade da comissão, neste momento, é a de auxiliar a atividade comercial de Chapada dos Guimarães.
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp