informe o texto

Notícias | Política

SAÚDE PÚBLICA

32 anos do primeiro transplante de rins em MT

Dois hospitais interessados em retomar os procedimentos no estado

Wesley Santiago | Assessoria

25/04/2024 - 11:37 | Atualizada em 26/04/2024 - 16:06

Nesta mesma data (25), há 32 anos, o nefrologista e atual deputado estadual, Dr. João (MDB), fazia história na medicina mato-grossense ao realizar, junto a sua equipe, o primeiro transplante renal do estado. A operação aconteceu no Hospital Geral Universitário, atualmente chamado apenas de Hospital Geral.

"Quando nós dissemos que faríamos o transplante, fomos taxados de loucos. Mas eu tinha extrema confiança na minha capacidade e na da minha equipe para salvar vidas. Eu me lembro de cada detalhe daquele dia, do nosso querido paciente Valdinei Azevedo, que teve uma vida saudável e normal depois do transplante", destacou o deputado.

Segundo Dr. João, era uma responsabilidade muito grande: "Mas tivemos apoio da diretoria do Hospital Geral, dos Drs. Hernandes Coutinho e Pedro Pulcherio. E no dia 25 de abril, um sábado pela manhã, fizemos este primeiro transplante, que foi um verdadeiro sucesso".

Dr. João lembra que Valdinei de Azevedo viveu mais 15 anos depois do transplante, sem ter nenhum tipo de intercorrência e acabou indo a óbito de causas naturais.

"Ele viveu como uma pessoa normal, sem problemas e sem precisar sofrer com o extenuante tratamento de hemodiálise. Devolvemos a luz na vida não só do Valdinei, mas também para toda sua família, que pôde aproveitar com ele muito mais tempo".

A primeira captação de fígado da história de Mato Grosso também teve envolvimento do deputado Dr. João, acontecendo no Hospital Santa Helena, em Cuiabá.

"Uma equipe da USP veio até Cuiabá, depois de eu entrar em contato e conseguiram levar o órgão para salvar mais uma vida fora de Mato Grosso".

"Eu me lembro bem como tudo aconteceu. Quando terminou-se as ligações, quando a circulação voltou, a felicidade de todos foi encantadora. Eu deveria ter gravado aquilo. Foi um momento extremamente empolgante e acho que é isto que temos de recordações, coisas que trazem felicidade", destacou o médico Marcelo Sandrin, que autorizou os transplantes também no Hospital Santa Helena, onde aconteceram mais de 20 procedimentos destes.

Volta dos transplantes

Expert no assunto, o deputado Dr. João tem desde o seu primeiro mandato lutado para retornar com os transplantes em Mato Grosso. Na terça-feira (23), ele esteve reunido com a secretária adjunta da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Fabiana Bardi e a equipe da Central de Regulação, para avançar neste quesito.

O deputado recebeu uma sinalização positiva, sendo que já há um chamamento aberto e os detalhes estão sendo estudados pela Procuradoria Geral do Estado (PGE). Além disto, dois hospitais já demonstraram interesse em retomar os transplantes, sendo um deles o Hospital Geral, onde tudo começou no estado.

"Tivemos uma resposta muito positiva da secretaria e do governador Mauro Mendes (União). Não tenho dúvidas de que, até o meio do ano, poderemos ter a volta dos transplantes em Mato Grosso. Eu, como presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, estou 100% envolvido nisto e sinto que logo teremos muitas boas novidades", finalizou o deputado.

O deputado também pontuou que a realização dos transplantes em Mato Grosso irá também ajudar na questão econômica, com os pacientes não tendo que se deslocar para outros estados.
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp