informe o texto

Notícias | Política

TRANSPARÊNCIA

Deputados derrubam veto e aprovam gravação de treinamentos militares

PL de autoria dos deputados Wilson Santos (PSD) e Júlio Campos (União)

Da REdação

19/06/2024 - 17:58 | Atualizada em 20/06/2024 - 10:01

Deputados derrubam veto e aprovam gravação de treinamentos militares

Foto: J.L Siqueira

Derrubado nesta quarta-feira (19), o veto do governador Mauro Mendes (União Brasil), ao projeto de lei que obriga a gravação dos treinamentos militares a que são submetidos candidatos ao ingresso no Corpo de Bombeiros e nas Polícias Militar e Judiciária Civil.

O projeto é de autoria dos deputados estaduais Wilson  Santos (PSD) e Júlio Campos (União) e oficializa um decreto editado do próprio governo após a morte de Lucas Veloso Perez, 27 anos, vítima de afogamento durante curso de salvamento do Corpo de Bombeiros na Lagoa Trevisan, em Várzea Grande, no dia 27 de fevereiro.

"A gravação permite verificar se há ou não excessos nos treinamentos e em caso de acidentes de identificar as causas. Serve como prova, inclusive, de defesa das partes. [...] Já houve casos semelhantes no estado, como da morte de Lucas e faltaram provas para o julgamento necessário", disse  Wilson Santos.

Júlio Campos disse não ter entendido a motivação para o veto governamental.

"Ontem, na Comissão de Justiça, quando analisamos esse veto, foi uma discussão profunda, porque o governador havia feito um decreto, logo após a morte do bombeiro Veloso, no sentido de fazer a gravação de toda. Para fiscalizar treinamentos não só do governo, como da Polícia Militar e da Polícia Civil. Eu e o deputado Wilson Santos, fizemos um projeto muito melhor, muito mais profundo, muito mais concreto, melhorando esse decreto”.
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp