informe o texto

Notícias | Internacional

GUERA A VISTA

Presidente da Rússia autoriza operação especial no leste da Ucrânia

Putin disse que “os conflitos entre a Rússia e as forças ucranianas são inevitáveis

G1

23/02/2022 - 23:55 | Atualizada em 24/02/2022 - 00:16

As agências de notícias russas RIA-Novosti e Interfax informaram que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, autorizou às 23h57 (hora de Brasília) desta quarta-feira (23) uma operação especial em Donbass, no leste da Ucrânia.

Putin disse que “os conflitos entre a Rússia e as forças ucranianas são inevitáveis, é apenas uma questão de tempo”. Ele afirmou que seu país não poderia tolerar o que ele chamou de ameaças da Ucrânia e alertando contra a interferência estrangeira.

O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, havia alertado nesta quarta-feita que a Rússia poderia invadir a Ucrânia antes do fim da noite".

"Tudo parece estar pronto para a Rússia se envolver em uma grande agressão contra a Ucrânia", disse Blinken.

Separatistas pedem ajuda militar à Rússia

Os chefes das autoproclamadas República Popular de Donetsk e República Popular de Luhansk pediram ajuda da Rússia para repelir o que dizem ser agressões crescentes das forças ucranianas, informou o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.

Estas são as duas regiões separatistas do leste da Ucrânia que foram reconhecidas em 21 de fevereiro como independentes por Moscou.

"O presidente da Federação Russa, Vladimir Putin, recebeu cartas de apelo do chefe da República Popular de Luhansk, Leonid Pasechnik, e do chefe da República Popular de Donetsk, Denis Pushilin", disse Peskov.

Os chefes das duas regiões separatistas alegam que os moradores da área estão fugindo “devido ao agravamento da situação e às ameaças de Kiev”. O Parlamento russo deu sinal verde para o envio de tropas russas ao território estrangeiro.

 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp