27/08/2024 - 17:59 | Atualizada em 27/08/2024 - 18:16
Foto: Ricardo Stuckert
O alinhamento do candidato a prefeito de Cuiabá, Lúdio Cabral (PT), com o governo Lula poderá beneficiar a agricultura familiar com a instalação da Embrapa Fruticultura na Baixada Cuiabana. Também a habitação popular com a construção de 20 mil casas populares pelo programa Minha Casa Minha Vida. as informações foram repassadas à imprensa pela candidata a vice na Coligação Coragem e Força para Mudar (PT/PCdoB/PV) e Federação PSOL REDE, Rafaela Fávaro.
“Lúdio, junto com o presidente Lula, vai trazer, nos próximos quatro anos, 20 mil residências do programa Minha Casa Minha Vida para atender à demanda da Baixada Cuiabana, especialmente de Cuiabá, que é muito grande”, declarou.
Rafaela destacou que esses imóveis populares atenderão a uma necessidade habitacional de pessoas de baixa renda que sonham em ter uma moradia digna ou até mesmo sair do aluguel, que, muitas vezes, consome grande parte da renda familiar.
Na área da habitação, Lúdio também pretende desenvolver, em parceria com o governo federal e estadual, um programa de melhorias habitacionais para pessoas de baixa renda, além de garantir iluminação pública de qualidade, saneamento básico, asfaltamento, construção de calçadas e regularização fundiária nos bairros.
Entre as iniciativas para beneficiar agricultores familiares, Rafaela mencionou a instalação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Fruticultura, que será construída na Baixada Cuiabana pelo governo federal, a pedido de Lúdio.
"Vamos aproveitar essa oportunidade para fomentar a agricultura familiar ao redor de Cuiabá, utilizando todo o potencial da nossa região para gerar emprego, renda e promover uma alimentação de qualidade", disse Rafaela.
A candidata também destacou o plano de valorização das iniciativas comunitárias e da agricultura familiar por meio da criação do "Cinturão Verde" em Cuiabá. Essa proposta visa estimular práticas de economia solidária, cooperativismo e agroecologia, incentivando a produção e extração de alimentos tanto para consumo próprio quanto para comercialização.
"Vamos apoiar a produção de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) em áreas urbanas e periurbanas, com a implementação de hortas domésticas, escolares e comerciais. Essa iniciativa contribuirá para a segurança alimentar e a geração de oportunidades de trabalho e renda no município e na região circunvizinha", explicou a candidata a vice-prefeita, ressaltando que a ação está alinhada com a Política Nacional de Agricultura Urbana e Periurbana.
As propostas de Lúdio para a agricultura familiar incluem a criação de um orçamento específico para fortalecer a agricultura familiar e a agroecologia em Cuiabá, bem como a criação de um centro municipal de abastecimento, classificação e distribuição da produção da agricultura familiar.
Além disso, ele propõe fomentar a organização de cooperativas e entidades associativas de agricultores familiares para aumentar a participação nos projetos institucionais, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), além de feiras municipais.
Outra proposta importante é a criação de uma política municipal de abastecimento para a Baixada Cuiabana e a reativação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (CMDRSS). Lúdio também busca estabelecer parcerias com o governo federal para dinamizar e incrementar o desenvolvimento da agricultura familiar no município.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nosso site, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.