informe o texto

Notícias | Internacional

GUERRA NA UCRÂNIA

Clamor global contra assassinatos de civis perto de Kiev, na Rússia

O Kremlin negou categoricamente quaisquer acusações

Agência Reuters

04/04/2022 - 08:08 | Atualizada em 21/06/2023 - 11:30

A indignação global se espalhou nesta segunda-feira (4) contra assassinatos de civis no norte da Ucrânia, incluindo evidências de corpos amarrados baleados à queima-roupa e uma vala comum encontrada em áreas retomadas de tropas russas, enquanto os combates se intensificavam no sul e leste do país.

Taras Shapravskyi, vice-prefeito de Bucha, uma cidade a cerca de 40 quilômetros a noroeste da cidade de Kiev, disse que 50 dos cerca de 300 corpos encontrados após a retirada das forças do Kremlin no final da semana passada foram vítimas de execuções extrajudiciais realizadas por tropas russas.

Autoridades ucranianas disseram estar investigando possíveis crimes de guerra no local, descrição também usada pelo presidente francês Emmanuel Macron. O Kremlin negou categoricamente quaisquer acusações relacionadas ao assassinato de civis na cidade.

A Reuters não pôde verificar independentemente o número de mortos ou quem foi o responsável.

Mas seus repórteres em Bucha viram um homem jogado na beira da estrada, com as mãos amarradas nas costas e um ferimento de bala na cabeça. Uma vala comum em uma igreja permanecia aberta, com mãos e pés cutucando barro vermelho empilhado em cima.

As fotos da destruição e das mortes de civis em Bucha pareciam prontas para galvanizar os Estados Unidos e a Europa em novas sanções contra Moscou.

As imagens também devem ofuscar as negociações de paz entre a Rússia e a Ucrânia, que devem ser retomadas por videoconferência nesta segunda-feira (4) em um cenário de bombardeios de artilharia no sul e no leste da Ucrânia, onde a Rússia diz que agora está concentrando suas operações após se retirar de Kiev.

A televisão ucraniana mostrou tanques de combustível fumegantes e caminhões de bombeiros perto do porto de Odesa, no Mar Negro. A Rússia disse que destruiu uma refinaria de petróleo usada pelos militares ucranianos.

Em Mariupol, outro porto estratégico do sul que está sob cerco e bombardeado há semanas, os restos esqueléticos de prédios residenciais e outros edifícios cercados por poeira de cimento branco e detritos dominaram o horizonte, mostraram imagens da Reuters.

A Ucrânia diz que evacuou milhares de civis nos últimos dias da cidade, um dos principais alvos da atual ofensiva da Rússia e cercada por áreas nas mãos de separatistas apoiados pela Rússia na região de Donbas.

A Ucrânia estava se preparando para o que seu estado-maior disse ser cerca de 60.000 reservistas russos chamados para reforçar a ofensiva lá, enquanto a inteligência militar britânica também disse que tropas russas, incluindo contratados da empresa militar privada Wagner, estavam se movendo para o leste.

A Reuters não pôde confirmar de forma independente as alegações. Correspondentes da Reuters viram comboios de veículos blindados pertencentes às forças pró-Rússia perto de Mariupol.

Sanções à energia russa? 

O chanceler alemão, Olaf Scholz, disse que o presidente russo, Vladimir Putin, e seus apoiadores “sentirão as consequências” dos eventos em Bucha.

Os aliados ocidentais concordarão com novas sanções contra Moscou nos próximos dias, disse ele, embora não esteja claro com que rapidez um novo pacote pode ser elaborado ou se incluirá as exportações de energia russas.

A ministra da Defesa da Alemanha, Christine Lambrecht, disse que a União Européia deve discutir a proibição do gás russo - um afastamento da resistência anterior de Berlim a essa ideia.

Macron, da França, disse que novas sanções são necessárias, inclusive sobre petróleo e carvão, e há "pistas muito claras que apontam para crimes de guerra" por parte das forças russas.

O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, descreveu as imagens de Bucha como "um soco no estômago", enquanto o secretário-geral das Nações Unidas, Antonio Guterres, pediu uma investigação independente.

O Conselho de Segurança da ONU discutirá a Ucrânia nessa terça-feira (5), mas não se reunirá nesta segunda-feira, conforme solicitado pela Rússia, disse a missão britânica nas Nações Unidas, que detém a presidência do conselho de 15 membros em abril.

Moscou disse que os assassinatos em Bucha foram "encenados" para manchar o nome da Rússia, e o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse nesta segunda-feira que seus diplomatas continuarão com os esforços para convocar uma reunião do Conselho de Segurança para discutir o que Moscou chamou de "provocações ucranianas".

Os fatos e a cronologia não apoiam a versão ucraniana dos eventos no país, disse Peskov a repórteres em uma teleconferência, pedindo aos líderes internacionais que não se apressem em julgar.

A Rússia já havia negado atacar civis e rejeitou as alegações de crimes de guerra no que chama de "operação militar especial" destinada a desmilitarizar e "desnazificar" a Ucrânia. A Ucrânia diz que foi invadida sem provocação.

'O inimigo destruirá tudo'

A Human Rights Watch disse que documentou "vários casos de forças militares russas cometendo violações das leis de guerra" nas regiões ucranianas de Chernihiv, Kharkiv e Kiev.

O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia pediu ao Tribunal Penal Internacional que colete evidências do que chamou de crimes de guerra russos. Os ministros das Relações Exteriores da França e do Reino Unido disseram que seus países apoiariam qualquer investigação desse tipo.

No entanto, especialistas jurídicos dizem que um processo contra Putin ou outros líderes russos enfrentaria grandes obstáculos e poderia levar anos.

Questionado se Putin seria responsabilizado pelos assassinatos de civis, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, disse ao programa de notícias "Face the Nation" da CBS: "Acho que todos os comandantes militares, todos que deram instruções e ordens devem ser punidos".

O bombardeio atingiu a cidade de Kharkiv, no leste do país, no domingo, causando sete mortes e dezenas de feridos, disseram promotores locais. O conselho da cidade de Odesa disse que "instalações de infraestrutura crítica" foram atingidas no último ataque.

Serhiy Gaidai, governador da região leste de Luhansk, disse que a Rússia está reunindo forças para romper as defesas ucranianas.

"Estou pedindo aos moradores que evacuem. O inimigo não vai parar, vai destruir tudo em seu caminho", disse ele em comentários transmitidos pela televisão ucraniana.

Autoridades ucranianas estavam conversando com a Rússia para permitir que vários ônibus da Cruz Vermelha entrassem em Mariupol, disse a vice-primeira-ministra ucraniana, Iryna Vereshchuk.

A caridade abandonou tentativas anteriores devido a preocupações de segurança. A Rússia o culpou pelos atrasos. 

 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp