Imprimir

Imprimir Notícia

28/06/2022 - 10:50

Governo lança edital de R$ 20 milhões para investimentos em ciência, tecnologia e inovação

O Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), lança edital para estruturação de “Laboratórios Multiusuários”. A proposta é acolher e apoiar projetos de consolidação em áreas estratégicas para o desenvolvimento do estado, para atender demandas de serviços especializados em pesquisa e inovação de Instituições de Ciências e Tecnologia (ICTs), iniciativa privada, governo (municipal, estadual e federal) e sociedade em geral.

Os laboratórios ou complexos multiusuários (LM) são conjuntos de equipamentos e instalações modernas, altamente especializados, capazes de realizar testes e análises de alta complexidade científica, envolvendo equipe técnica multidisciplinar, voltado ao apoio e realização de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

Serão atendidas áreas estratégicas como os serviços agroambientais, biotecnologia e novos materiais e serviços tecnológico e computacionais. Cada proposta deverá indicar somente uma área estratégica de atuação, podendo ser executadas por Instituição de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICT) pública ou privada, sem fins lucrativos e sediadas no Estado de Mato Grosso.

As propostas aprovadas serão financiadas com recursos de capital e custeio, no valor global estimado de até R$ 20 milhões. oriundos do Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), no Programa de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico.

"Este é o maior edital do Governo do Estado de investimentos em ciência, tecnologia e novação (CTI), nos 24 anos de existência da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), mostrando o reconhecimento do governador Mauro Mendes sobre a importância e valorização da pesquisa em nosso estado", ressaltou o presidente Marcos de Sá.

Acesse o edital aqui

 
 Imprimir
Fale conosco via WhatsApp