Imprimir

Imprimir Notícia

01/08/2022 - 10:59 | Atualizada: 01/08/2022 - 11:31

Neuma de Morais assume protagonismo da campanha Lula e Alckmin em MT

O PSB (MT) homologou, durante sua convenção estadual, realizada na manhã deste sábado, 30, as suas chapas proporcionais e majoritária para as eleições deste ano. O ato político-partidário mobilizou cerca de 3,5 pessoas entre filiados e simpatizantes de mais 130 municípios.

O ponto alto do evento foi marcado por um discurso curto e incendiário feito pela professora aposentada e primeira dama de Rondonópolis, Neuma de Morais.

Colocando definitivamente em xeque alguns dos principais companheiros de partido, a candidata a Deputada Federal, dona Neuma arrebatou a plateia ao conclamar os socialistas a levantarem "se medo" a bandeira das candidatura Lula e Alckmin.

O discurso de Neuma de Morais em defesa e apoio irrestrito ao ex-presidente Lula empolgou a grande maioria dos presentes na convenção e gerou um imediato encolhimento dos que defendem o atual presidente Jair Bolsonaro.

O impacto da fala da candidata foi tão forte entre os convencionais e a militância em geral que os oradores que discursaram depois dela tiveram grande dificuldade de arrancar tímidos aplausos de grupos isolados na multidão.

A reação positiva e o apoio massivo recebido por Neuma de Morais durante a convenção por meio de aplausos, palavras de ordem e gestos de coração e o do "L" com os dedos simbolizando amor e Lula chegou a causar visível constrangimento aos candidatos a deputado federal apoiadores de Bolsonaro como o vereador Sargento Joelson, Túlio Fontes e o próprio presidente regional do partido, deputado Max Russi.

"A convenção foi dividida entre antes e depois do discurso da dona Neuma de Morais", observou um graduado assessor do deputado estadual e candidato a Câmara Federal, Allan Kardec, sem esconder a surpresa com a reação entusiasmada da militância ao discurso da professora.

"Ela roubou a cena, falou o que o povo quer ouvir e espera que os candidatos façam acontecer. Dona Neuma conseguiu entusiasmar todo mundo. A militância entendeu que ela é a representante do Lula e do Alckmin no PSB, e isso ficou muito evidente hoje", ponderou um membro do diretório regional socialista logo após a convenção.

O PSB de MT não definiu apoio formal a candidatura reeleitoral do governador Mauro Mendes como se chegou a cogitar ao longo da semana. A questão deverá se resolver ao longo da semana quando as negociações forem fechadas de forma conclusiva a nível nacional e local. Em um vídeo, Mendes mandou mensagem de "boa sorte" as campanhas dos socialistas, e especial ao Senado num aceno de “boa vizinhança”.

O presidente do partido no estado, Max Russi, por sua vez, disse que o PSB local vai mesmo seguir a orientação da direção nacional e apoiar a candidatura de Lula e Alckmin. A fala de Russi foi entendida como uma capitulação "branca" diante das pressões da própria base socialista no estado para que o partido feche de vez seu palanque ao bolsonarismo.

 
 Imprimir
Fale conosco via WhatsApp