Imprimir

Imprimir Notícia

03/08/2022 - 16:58

Deputado Faissal pede que ALMT vote projeto que prevê acabar com voto secreto

O deputado estadual Faissal Calil (Cidadania) apresentou o Projeto de Resolução 359/2022 para alterar o regimento interno da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), para extinguir o voto secreto nas votações da Casa. A propositura foi protocolada em junho e o parlamentar pediu durante a sessão desta quarta-feira (3) para que o texto fosse colocado em votação pelo plenário.

De acordo com a justificativa do projeto, a intenção de Faissal é modificar o sistema de votação para retirar a modalidade de voto secreto, proporcionando maior transparência das decisões dos Deputados, vez que eles são os representantes da população mato-grossense e devem demonstrar com transparência, suas intenções, as quais devem ser a vontade do povo que os elegeu.

“Precisamos colocar em pauta e acabar logo com o voto secreto aqui na ALMT. O governador vetou três projetos de lei de minha autoria, mostrando claramente que se trata de perseguição política, em razão de eu fazer oposição aqui nesta Casa de Leis. São projetos de lei que beneficiam o cidadão. O voto secreto não é democrático e tem que acabar. Precisamos alterar o regimento interno”, afirmou.

O governador Mauro Mendes (UB) vetou, recentemente, três projetos de lei do parlamentar. Entre as propostas rejeitadas, estão os projetos aprovados pela ALMT que reconhecem o risco da atividade do advogado, o que dispensa a ida de acamados e idosos a bancos para fazerem prova de vida, além do que prevê acessibilidade aos deficientes físicos em transporte público.
 
 Imprimir
Fale conosco via WhatsApp