Imprimir

Imprimir Notícia

15/01/2022 - 11:18 | Atualizada: 15/01/2022 - 11:38

Empaer desenvolve novas variedades de banana resistente a fungos

Técnicos da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e servidores da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Lucas do Rio Verde continuam em parceira para aprimorar novas variedades de bananas nanica e da terra.

O objetivo é identificar potenciais genótipos da cultura e suas características agronômicas e comerciais que possam ser aplicadas à agricultura familiar.

O estudo teve início há um ano e três meses com o plantio da variedade nanica Grande Naiane Willians e três genótipos 79, 80 e 88 de bananas da terra. É uma extensão do programa de melhoramento genético de bananas executado pelo Centro de Pesquisa de Cáceres. A produção é cultivada no Jardim Clonal, no Horto Municipal, de Lucas do Rio Verde. Meio hectare com 480 pés.

No momento, os técnicos fazem a primeira colheita, fase denominada de avaliação de produtividade. Em seguida, a replicação e, por fim, a distribuição das mudas aos produtores.

A técnica da Empaer, Juliana de Avelar de Carvalho, disse que as primeiras análises mostram resultados foram animadores, com média de 10 a 12 pencas por cacho, com 20 frutos por penca.

‘’É animador ver essa produção, mas o estudo ainda está em andamento. Essa primeira colheita está sendo encaminhada para uma câmara climatizada e ficará por sete dias. Essa avaliação de aclimatação é importante para saber como a cultura irá se comportar e será mais um dado para a pesquisa”.

O supervisor da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Marcelo Reckziegel, destacou a importância da parceria com a Empaer qu eprmove o desenvolvimento da bananicultura selecionando cultivares mais produtivas e resistentes às doenças fúngicas.

“A Empaer sempre foi parceira. Acreditamos que o cultivo e a produção da banana estão entre os principais segmentos agrícolas da nossa economia, fazendo parte de um agronegócio eficiente na agricultura familiar. Por isso, a iniciativa vai dar certo e vamos poder oferecer mais uma opção de renda e subsistência para os nossos produtores”.

 
 Imprimir
Fale conosco via WhatsApp