informe o texto

Notícias | Política

FÉ E PAZ

Wilson Santos participa da lavagem das escadarias da Igreja do Rosário e São Benedito

Integração cultural, dança, cânticos e muita fé marcaram a 6º edição do evento

Robson Fraga

26/06/2022 - 10:03 | Atualizada em 27/06/2022 - 09:50

Wilson Santos participa da lavagem das escadarias da Igreja do Rosário e São Benedito

Foto: Robson Fraga e Edilson Proença

Cuiabá celebrou neste sábado (25), a sexta edição da tradicional Lavagem das Escadarias da Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito.

A festa ecumênica reúne representantes das religiões de matriz africana, do  catolicismo e de várias denominações religiosas. É considerada um símbolo de fraternidade, respeito, celebração da paz e um basta a intolerância.

"Mais do que um ato cultural e religioso, este é um grito de socorro por liberdade, igualdade e ao enfrentamento do racismo estrutural neste pais. Um grito pelo pelo fim da intolerância e pela paz entre os povos", disse o deputado.

Em 2018, a lavagem da escadaria foi inserida no calendário oficial de eventos culturais da capital através da Lei 6.304/2018. Além disso, também já está em processo de registro no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN-MT).

"Cuiabá é construída com base na diversidade cultural e também religiosa. Esse evento tem como objetivo promover a integração entre todos esses segmentos e reforçar a mensagem de união e respeito”, comentou o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Aluízio Leite.


O evento é organizado pela Comissão da Lavagem das Escadarias do Rosário e São Benedito. Este ano, trouxe como lema: “Caminhada da paz, passos que salvam”.

Segundo Lindisey de Sá, presidente da comissão, a celebração afro-cultural simboliza a paz e a fraternidade, reverenciando a ancestralidade e o santo negro São Benedito. O tema foi pensado levando em consideração o atual cenário mundial, em que a fome, desemprego e a guerra tem afligido a humanidade.

“Se não dermos o primeiro passo para nos ajudar, não vamos conseguir evoluir. Por isso que pensamos nesse tema. Aqui há um movimento cultural onde as pessoas, independentes da sua religiosidade, podem ser quem elas são de verdade”, finalizou Lindisey.

Também participaram do evento a médica e pré-candidata ao Senado, Natasha Slhessarenko (PSB) e a advogada e pré-candidata a deputa federal Gisela Simona.

“Como cuiabana é uma grande satisfação acompanhar essa cerimônia tão bonita, de muita fé e respeito, que é um patrimônio da nossa cultura. Temos que celebrar a união, o respeito, a diferença entre as pessoas, ter caridade e principalmente dar um basta à intolerância religiosa. Precisamos de amor e paz em tudo, até na política”, disse Natasha.

"Um encontro que celebra a nossa diversidade e constrói uma sociedade baseada no respeito e nas várias visões do sagrado. Sempre em busca de uma cultura de paz", ressaltou Gisela em suas redes sociais.
 


 

 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp