informe o texto

Notícias | Internacional

UCRÂNIA

Cidade ucraniana planeja nova evacuação um dia após cessar-fogo fracassado

Ataques a instalações de saúde ucranianas causaram várias mortes e ferimentos

Agência Reuters

06/03/2022 - 11:00 | Atualizada em 06/03/2022 - 14:17

Autoridades da cidade ucraniana sitiada de Mariupol planejavam começar a evacuar alguns moradores a partir do meio-dia (horário local) deste domingo (6), sob um acordo de cessar-fogo temporário, depois que um acordo semelhante nesse sábado entrou em colapso com a Rússia e a Ucrânia. culpando um ao outro pelo fracasso.

O conselho da cidade disse que a evacuação começaria ao meio-dia e se estenderia até as 21h, um plano anunciado quando o ataque da Rússia à Ucrânia entrou em seu 11º dia e os refugiados continuaram a inundar a fronteira para os vizinhos da Ucrânia.

Kiev renovou seu apelo ao Ocidente para endurecer as sanções além de um esforço existente para isolar economicamente a Rússia e entregar mais armas para repelir a invasão. Moscou chama suas ações de "operação militar especial".

Moscou e Kiev trocaram a culpa pelo cessar-fogo fracassado desse sábado para permitir que civis fugissem de Mariupol e de outra cidade do sul, Volnovakha. O prefeito de Mariupol disse que quer ajudar mais de 400.000 moradores da cidade a sair.

Em outros lugares da Ucrânia, a polícia disse que houve bombardeios russos implacáveis e ataques aéreos na região nordeste de Kharkiv.

A Organização Mundial da Saúde disse que houve vários ataques a instalações de saúde ucranianas. Os ataques causaram várias mortes e ferimentos, disse o chefe da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em uma mensagem no Twitter, mas não deu detalhes.

“Ataques a instalações de saúde ou trabalhadores violam a neutralidade médica e são violações do direito internacional humanitário”, disse ele.

A Rússia negou repetidamente atacar áreas civis.

As pessoas que conseguiram escapar da Ucrânia se espalharam pela Polônia, Romênia, Eslováquia e outros lugares. Espera-se que seus números cheguem a 1,5 milhão até domingo.

"Nós não queremos deixar a Ucrânia - nós amamos isso", disse Olha Kucher, diretora do Orfanato Cristão Central Zaporizhzhia, falando na cidade ocidental de Lviv enquanto evacuava crianças. "Mas, infelizmente, devemos sair."

'Expulse esse mal"

O presidente ucraniano Volodymyr Zelenskiy convocou aqueles em áreas ocupadas por tropas russas a lutar.

"Devemos sair e expulsar esse mal de nossas cidades", disse ele em um discurso na noite de sábado.

A inteligência militar britânica disse neste domingo que as forças russas estavam atacando áreas povoadas na Ucrânia, comparando as táticas usadas pela Rússia na Chechênia em 1999 e na Síria em 2016. Mas disse que a resistência ucraniana estava retardando o avanço.

O presidente russo, Vladimir Putin, reiterou nesse sábado que queria uma Ucrânia neutra "desmilitarizada" e "desnazificada". Ele comparou as sanções ocidentais "a uma declaração de guerra", acrescentando: "Graças a Deus não chegou a isso".

A Ucrânia e os países ocidentais dizem que as razões de Putin são um pretexto infundado para a invasão e impuseram sanções abrangentes para prejudicar sua economia.

Os Estados Unidos prometeram enviar mais armas e disseram que podem aumentar as sanções. O presidente Joe Biden buscou US$ 10 bilhões em financiamento de emergência para responder à crise.

Zelenskiy pediu ajuda para proteger aeronaves de aliados europeus em uma ligação com legisladores dos EUA. Washington disse que estava trabalhando com a Polônia enquanto Varsóvia considerava fornecer caças.

Ele também pediu ajuda mais letal e repetiu um apelo por uma zona de exclusão aérea, um movimento que a Otan resistiu por temer que isso aumentaria o conflito além das fronteiras da Ucrânia.

A Rússia disse à UE e à OTAN para parar de enviar "sistemas de armas de última geração" para a Ucrânia.

Mediação

As sanções levaram muitas empresas ocidentais a abandonar os investimentos na Rússia, enquanto alguns bancos russos foram excluídos dos sistemas de pagamentos financeiros globais, derrubando o rublo e forçando Moscou a aumentar as taxas de juros.

No último aperto dos parafusos, as empresas de pagamento americanas Visa e MasterCard disseram que suspenderiam as operações de cartão de crédito na Rússia.

Os esforços de mediação internacional continuaram.

O primeiro-ministro israelense Naftali Bennett se encontrou com Putin no sábado e conversou com Zelenskiy, enquanto o presidente turco Tayyip Erdogan deve conversar com Putin no domingo.

A mídia russa informou que a Ucrânia estava perto de construir uma arma nuclear,  "bomba suja", baseada em plutônio, citando uma fonte não identificada e sem fornecer evidências.

Putin disse anteriormente que a Ucrânia estava usando o know-how soviético para criar suas próprias armas nucleares, uma acusação que a Ucrânia nega, dizendo que não tinha planos de se juntar ao clube nuclear depois de desistir de suas armas nucleares em 1994, após o desmembramento da União Soviética.

Os militares da Ucrânia disseram que mais de 11.000 soldados russos foram mortos até agora e 88 aeronaves russas abatidas. A Reuters não pôde corroborar a afirmação.

A instituição de caridade médica Médicos Sem Fronteiras disse que está enviando mais suprimentos de emergência para a Ucrânia, já que os hospitais enfrentam escassez.

Mais de 350 civis foram mortos, de acordo com o escritório de direitos humanos da ONU, com centenas de feridos.

A agência de refugiados da ONU estimou que o número de refugiados pode aumentar para 4 milhões até julho.

Manifestações foram planejadas no domingo em Washington e em outros lugares depois que o crítico do Kremlin, Alexei Navalny, convocou protestos mundiais em 6 de março contra a guerra. Protestos foram realizados no Chile, Paris e Israel nesse sábado. 

 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp